Mais tecnologia e menos papel. A partir do próximo exercício fiscal os tradicionais carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ganham a companhia de um aplicativo, o Tributo Fácil Vinhedo que, futuramente, irá substituir, de forma integral, os famosos talões, trazendo mais praticidade aos contribuintes.
Além disso, para 2025, outra novidade é a possibilidade de pagamento via PIX, sendo que o pagamento também poderá ser feito em toda a rede bancária, diferente do aplicado até o momento.
Segundo a Secretaria de Finanças e Economia, a medida visa, de forma gradativa, substituir os carnês, facilitando o acesso do cidadão aos tributos municipais, trazendo detalhamento dos débitos e, por consequência, mais transparência.
A partir de dezembro, em data ainda a ser anunciada, o APP Tributo Fácil Vinhedo poderá ser baixado nas versões IOS e Android, de forma gratuita, além de um QRCode impresso no próprio carnê do IPTU 2025. Para ter acesso ao conteúdo, o usuário irá utilizar o próprio CPF. Inicialmente, neste conteúdo, estarão as parcelas vencidas, próximas parcelas e um detalhamento de toda composição do IPTU, sendo possível ter a visualização de todos os imóveis, seja residencial, comercial, empresarial ou terreno, vinculado ao nome da pessoa.
O APP apresenta ainda uma relação de perguntas e respostas de forma a simplificar o entendimento do conteúdo, além de ações institucionais da Prefeitura de Vinhedo e o caminho para as contribuições voluntárias, como Bombeiros, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outros.
Os contribuintes terão 10% de desconto se pagarem o valor integral até 15 de janeiro ou 5% até 17 de fevereiro. Há ainda a possibilidade de pagamento parcelado e sem desconto.
Pagamento 2025
Além dos carnês que serão enviados pelos Correios, os moradores ainda terão acesso aos boletos pelo site www.vinhedo.sp.gov.br, clicando no banner IPTU, que em breve estará disponível na página.
Os contribuintes terão 10% de desconto se pagarem o valor integral até 15 de janeiro ou de 5% até 17 de fevereiro. Há ainda a possibilidade de pagamento parcelado e sem desconto em até 12 vezes, com a primeira parcela para 15 de janeiro.
O reajuste para 2025 acompanhou a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) dos últimos 12 meses, compreendidos entre outubro de 2023 e outubro de 2024, que foi de 4,76%.
Caso o contribuinte não receba o carnê e não tenha como imprimir em casa, ele poderá se dirigir até a Central SIM (Centro e Capela) e pedir para que os funcionários façam a impressão dos boletos. Divergências de informações no IPTU devem ser contestadas em até 15 dias do recebimento do mesmo, também nas Centrais SIM.
Isenção
Conforme Lei Municipal, os pedidos de isenção para aposentados podem ser feitos de janeiro até 30 de junho do ano corrente. O mesmo prazo vale para a realização da Prova de Vida.