A Prefeitura de Vinhedo conquistou um prêmio inédito nesta semana, o certificado grau ouro por ter obtido a primeira colocação entre os 645 municípios paulistas no Programa Município Resiliente do governo estadual. A cidade obteve a pontuação de 95,5 pontos.
O resultado oficial foi divulgado nesta quarta-feira (4) no Palácio dos Bandeirantes em cerimônia realizada pela Coordenadoria da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Além de Vinhedo e São José do Rio Preto que ficaram com ouro, Sorocaba recebeu prata e Campinas bronze, entre os 645 municípios paulistas.
O programa avalia os municípios paulistas na maneira como administram a redução de risco e de desastre por meio de uma série de indicadores de gestão.
Vinhedo foi reconhecida pelos constantes investimentos realizados em obras emergenciais. No último ranking, Vinhedo ficou com a prata.
A municipalidade investiu em ações de sustentabilidade e enfrentamento da Estiagem com novas represas, novos reservatórios, recuperação e preservação de nascentes. Investiu em 13 obras emergenciais distribuídas em toda cidade para prevenir e mitigar desastres, além de reformas e manutenções em escolas e unidades de saúde dentro do Programa Escola e Hospitais Seguros da ONU, e do Estado de SP.
Programa
O Programa Município Resiliente é o primeiro programa de gestão de desastre em âmbito regional que se tem notícia no Brasil. Por meio de uma série de indicadores de gestão, os municípios paulistas são avaliados anualmente na maneira como administram a redução de risco e de desastre.
A avaliação da gestão municipal de risco de desastres é apurada mediante a aplicação do Índice de Avaliação de Gestão de Risco de Desastre (IAGRD), que é representado pela soma dos valores obtidos com a aplicação do Indicador Geral de Gestão (IGG), do Indicador de Compromisso com a Resiliência (ICR) e do Indicador de Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável (ICDS), resumindo-se na expressão: IAGRD = IGG + ICR + ICDS.