A partir do dia 3 de janeiro, o Aplicativo Tributo Fácil Vinhedo, estará disponível para download via QR Code. Com o app, a população poderá consultar e emitir os boletos do IPTU 2025, com possibilidade de pagamento via PIX.
Outra novidade é o lançamento automático dos boletos registrados via DDA (Débito Direto Autorizado), serviço que permite receber e pagar boletos de cobrança de forma eletrônica de quaisquer instituições financeiras.
Os boletos do IPTU estão registrados no CPF ou CNPJ do contribuinte com nome do Banco do Brasil e com o beneficiário final Prefeitura Municipal de Vinhedo.
O contribuinte deverá escolher a forma de pagamento mais conveniente: pagamento parcelado ou à vista com desconto. Será concedido 10% de desconto para pagamento do valor integral até 15 de janeiro ou 5% para pagamento em 17 de fevereiro. Há ainda a possibilidade de pagamento parcelado e sem desconto em até 12 vezes, com a primeira parcela para 15 de janeiro.
O reajuste para 2025 acompanhou a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) dos últimos 12 meses, compreendidos entre outubro de 2023 e outubro de 2024, que foi de 4,76%.
Caso o contribuinte não receba o carnê e não tenha como imprimir em casa, ele poderá se dirigir até a Central SIM (Centro e Capela) e pedir para que os funcionários façam a impressão dos boletos. Divergências de informações no IPTU devem ser contestadas até 15 dias do recebimento do mesmo, também nas Centrais SIM.
Além do aplicativo, disponível no dia 3, já é possível visualizar as parcelas diretamente no link:
https://vinhedo-tributos.mitraonline.com.br/ e escolher a melhor forma de pagamento.
Aplicativo Tributo Fácil
A partir de 2025, os tradicionais carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ganham a companhia de um aplicativo, o Tributo Fácil Vinhedo que, irá substituir, de forma integral, os famosos talões, trazendo mais praticidade aos contribuintes.
Além disso, para 2025, outra novidade é a possibilidade de pagamento via PIX, sendo que o pagamento também poderá ser feito em toda a rede bancária, diferente do aplicado até o momento.
Segundo a Secretaria de Finanças e Economia, a medida visa, de forma gradativa, substituir os carnês, facilitando o acesso do cidadão aos tributos municipais, trazendo detalhamento dos débitos e, por consequência, mais transparência.
O APP Tributo Fácil Vinhedo poderá ser baixado nas versão IOS e Android, de forma gratuita, além de um QRCode impresso no próprio carnê do IPTU 2025. Para ter acesso ao conteúdo, o usuário irá utilizar o próprio CPF. Inicialmente, neste conteúdo, estarão as parcelas vencidas, próximas parcelas e um detalhamento de toda composição do IPTU, sendo possível ter a visualização de todos os imóveis, seja residencial comercial, empresarial ou terreno, vinculado ao nome da pessoa.
O APP apresenta ainda uma relação de perguntas e respostas de forma a simplificar o entendimento do conteúdo, além de ações institucionais da Prefeitura de Vinhedo e o caminho para as contribuições voluntárias, como Bombeiros, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outros.
Isenção
Conforme Lei Municipal, os pedidos de isenção para aposentados podem ser feitos de janeiro até 30 de junho do ano corrente. O mesmo prazo vale para a realização da Prova de Vida.