Cidade foi dividida em 4 setores para facilitar o acesso da população nas reuniões; Plano vigente é de 2007 e carece de atualização
As discussões do Plano Diretor Participativo de Vinhedo têm início na próxima segunda-feira (27) com a realização das oficinas temáticas para participação e manifestação da população. As oficinas têm o objetivo de suscitar discussões e preparar os munícipes para que possam opinar sobre o futuro da cidade.
Os trabalhos serão coordenados pela Prefeitura de Vinhedo com apoio técnico da empresa Geo Brasilis, contratada especialmente para esta finalidade. O acompanhamento é feito por uma Comissão Participativa da Sociedade Civil (Decreto nº 420/24) com 15 membros da sociedade civil e/ou entidades do setor produtivo.
O plano, obrigatório por lei, orienta o desenvolvimento urbano e é revisado a cada dez anos, embora o atual documento seja de 2007.
Para facilitar as discussões e trazer mais objetividade nas discussões, a cidade foi dividida em 4 setores e em eixos temáticos. As reuniões são abertas a toda população e serão realizadas em diferentes locais do município.
Dinâmica das oficinas
O setor 1, formado pelos bairros das regiões Paiol Velho, Monte Alegre, Caixa D’água e Cachoeira, será o primeiro a se reunir, com encontros entre os dias 27 de janeiro e 5 de fevereiro. Em cada dia um eixo estruturante será abordado, pela ordem: 1 - Planejamento Urbano e Ambiental; 2 - Patrimônio Histórico; 3 - Habitação Popular e Inclusão Social; 4 - Recursos Hídricos, Sustentabilidade e recuperação das áreas de Mananciais e Saneamento; 5 - Economia Sustentável, Polo Tecnológico, Diversificação e fortalecimento de cadeias econômicas; e 6 – Turismo e Identidade Regional.
Cada reunião será aberta às 18h30, com duração aproximada de duas horas, podendo ter uma prorrogação de até 30 minutos e, embora tenha a coordenação de uma equipe técnica, a prioridade é ouvir os participantes sobre o que mais e menos gostam em sua cidade, bem como identificar os maiores problemas e potencialidades que vislumbram para o futuro de Vinhedo.
Após apresentação geral e temática, que será feita pela Equipe Técnica da Consultoria, os presentes serão divididos em grupos de trabalho, onde deverão eleger um relator que irá sistematizar o resultado das discussões (dinâmica), o qual, ao final, irá apresentar aos demais grupos e participante.
Todos os outros detalhes de como o trabalho deverá se desenvolver já constam na página oficinal da Revisão do Plano Diretor, cujo acesso está disponível no site da Prefeitura de Vinhedo (www.vinhedo.sp.gov.br). Na página também é possível encontrar a divisão geral da cidade e o calendário de encontros para cada uma delas, além do Plano Diretor vigente e o diagnóstico do município, já traçado pela empresa Geo Brasilis, e que permite que gestores, a equipe técnica envolvida e a população de forma geral entendam, detalhadamente, a situação do município para que, com tal percepção, sejam elaboradas as propostas para o novo Plano Diretor Municipal.
Cronograma Setor 1
Local: EM Abel Maria Torres
Endereço: Rodovia Edenor João Tasca, s/nº, Caixa D´Água - CEP: 13282-360
27/01: 18h30 - 20h30
Planejamento Urbano e Ambiental
28/01: 18h30 - 20h30
Patrimônio Histórico
29/01: 18h30 - 20h30
Habitação Popular e Inclusão Social
03/02: 18h30 - 20h30
Recursos Hídricos; Sustentabilidade e Recuperação das Áreas de Mananciais; Saneamento
04/02: 18h30 - 20h30
Economia Sustentável; Polo Tecnológico; Diversificação e Fortalecimento de Cadeias Econômicas
05/02: 18h30 - 20h30
Turismo e Identidade Regional