Morador responderá por crime ambiental
No último sábado (01), o Grupo de Ações Preventivas Ambientais (GAPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo realizou a apreensão de 71 aves silvestres em uma residência no Jardim Melle, destinada ao comércio ilegal de animais.
A ação foi realizada após denúncia sobre a prática criminosa, o que levou a equipe até a casa de um senhor, onde foram encontradas diversas aves, como trinca-ferro, pixoxó, galo de campina e caboclinhas, entre outras espécies. Todas estavam sem a documentação e autorização exigidas pelos órgãos ambientais competentes.
A perícia realizada confirmou a situação de ilegalidade das aves, e o responsável pela prática deverá responder pelo crime ambiental, conforme as leis que protegem a fauna silvestre do país. As aves apreendidas foram encaminhadas à ONG Mata Ciliar, localizada em Jundiaí, onde receberão cuidados e a reabilitação para voltarem ao seu habitat natural.
A Guarda Municipal reforça a importância de ações preventivas para a preservação da fauna e flora, além do combate a crimes ambientais. A população pode fazer denúncias sobre práticas ilegais através do telefone 153.