A Secretaria de Saúde de Vinhedo inicia neste sábado a campanha de vacinação contra febre amarela na zona rural de Vinhedo. Quatro equipes por região checarão a situação vacinal dos moradores e farão a imunização casa a casa em regiões consideradas área de risco ou próxima a matas.
Além desta operação, a vacina segue disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Vinhedo. A recomendação é que todas as pessoas a partir de 9 meses que ainda não receberam a vacina procurem um centro de saúde para aplicação da dose, mas quem já tomou uma dose ao longo da vida, a partir dos 5 anos, não precisa receber reforço.
As regiões contempladas no casa a casa serão Moinho, Santa Cândida, Caixa D'água e Monte Alegre. Todos os agentes estarão identificados com crachás e coletes.
Até esta semana, Vinhedo não apresenta casos positivos para a doença.
Dengue
Durante a operação casa a casa contra a febre amarela, agentes da Vigilância Epidemiológica também vão intensificar as ações contra a dengue, A ação vai ser conjunta, enquanto checam a situação vacinal, as equipes farão uma varredura nas residências para eliminar os focos de dengue.
A região de Campinas está em estado de alerta para a doença ocasionada pelo mosquito Aedes aegypti.
Vinhedo vem intensificando as ações no início deste ano, com mensagens orientativas na conta de água, palestra nas escolas, divulgações nas redes sociais, entrevistas na Rádio Capela FM, entre outros.