A partir desta quinta-feira (1º), a Defesa Civil de Vinhedo dará início à Operação Estiagem 2025 – São Paulo Sem Fogo, através da ação conjunta com o Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Vinhedo, Corpo de Bombeiros, Agencia Metropolitana de Campinas (AGEMCAMP), Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), Defesa Civil Estadual, entre outras entidades públicas.
Com duração até o dia 31 de outubro, a operação tem como principal objetivo intensificar as ações de prevenção e combate a incêndios durante o período mais seco do ano, quando os riscos de focos de fogo aumentam consideravelmente.
Além das orientações à população, a operação contará com vistorias, fiscalização em áreas de risco e ações educativas. A Defesa Civil reforça que o uso do fogo em terrenos sem manutenção ou com mato alto é passível de multa ao proprietário. Já nos casos de queimadas intencionais, o responsável poderá responder com sanções penais, administrativas e multas, conforme prevê a legislação ambiental.
"A estiagem exige atenção redobrada. Um descuido pode gerar consequências graves para o meio ambiente, a saúde e a segurança das pessoas. Por isso, pedimos a colaboração de todos para que cuidem de seus terrenos e denunciem qualquer foco de incêndio", alerta a equipe da Defesa Civil de Vinhedo.
Em caso de emergência ou denuncias, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.