Na manhã desta segunda-feira (19), a Defesa Civil de Vinhedo recebeu em sua sede representantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para dar início à construção do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR).
O encontro marcou o início da colaboração entre os órgãos estaduais e o município, com o objetivo de fortalecer as ações preventivas e mitigar os riscos de desastres naturais na cidade.
Atualmente, Vinhedo possui nove áreas mapeadas e monitoradas por apresentarem riscos potenciais de deslizamentos, enchentes e outros desastres. Com o apoio técnico Defesa Civil do Estado e do IPT, o município busca elaborar um plano estruturado, que contemple diagnóstico, análise de áreas vulneráveis, estratégias de intervenção e ações de prevenção para proteger a população e o meio ambiente.
A iniciativa faz parte das ações da Defesa Civil para garantir mais segurança e qualidade de vida aos moradores, alinhada às diretrizes da Defesa Civil Estadual e da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.