Evento celebra tradição do Samba de Bumbo com cortejo, música e cultura popular no bairro da Capela
A Praça Aurora Sudário, no bairro da Capela, será palco de uma celebração inédita no próximo dia 28 de junho: a 1ª Festa do Samba de Roda a Dona Aurora. O evento, que acontecerá das 15h às 22h, promete resgatar e valorizar uma das mais tradicionais expressões da cultura popular paulista — o Samba de Bumbo — em uma programação que une música, dança e memória coletiva.
Realizada pelo Grupo de Samba de Roda de Dona Aurora, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vinhedo, a festa ganha um simbolismo especial ao ser realizada na praça que leva o nome de Dona Aurora Sudário, figura central na preservação dessa manifestação cultural no município.
A programação inclui apresentações de grupos tradicionais da região, como Samba de Bumbo Nestão Estevam, Samba 13 de Maio do Cururuquara, Nhô Arruda e Samba Lenço de Mauá. Um dos pontos altos será a tradicional procissão com levantamento dos mastros, na Vila Garcês, reforçando os vínculos entre religiosidade popular e expressão artística.
O Centro Cultural da Capela também estará aberto durante todo o evento, com uma exposição sobre a trajetória do Grupo de Samba de Roda de Dona Aurora e sua importância para a história e identidade cultural de Vinhedo.
O Samba de Bumbo Paulista foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reforçando a relevância dessa manifestação para o cenário nacional. A 1ª Festa do Samba de Roda a Dona Aurora é, portanto, mais do que um evento festivo: é um ato de resistência cultural, pertencimento e celebração da memória coletiva.
Programação - 28 de junho (sexta-feira)
Local: Praça Aurora Sudário / Vila Garcês / Centro Cultural da Capela
Horário: das 15h às 22h
Programação sujeita a alterações
• 15h – Abertura da Festa
• 15h30 – Samba de Roda da Dona Aurora
• 16h30 – Samba de Bumbo Nestão Estevam
• 17h30 – Samba 13 de Maio – Cururuquara
• 18h30 – Procissão e levantamento dos mastros na Vila Garcês
• 19h30 – Samba de Bumbo Nhô Arruda
• 20h30 – Samba Lenço de Mauá
• 21h30 – Encerramento com todos os grupos
• 22h – Encerramento
Serviço:
Evento: 1ª Festa do Samba de Roda a Dona Aurora
Data: 28 de junho de 2025 (sexta-feira)
Horário: das 15h às 22h
Local: Praça Aurora Sudário, Centro Cultural da Capela e Vila Garcês – Bairro da Capela, Vinhedo/SP
Entrada: Gratuita
Realização: Grupo de Samba de Roda de Dona Aurora
Apoio: Secretaria de Cultura e Turismo de Vinhedo