A plataforma Fala.BR, canal integrado de ouvidoria e acesso à informação, se consolidou como o meio oficial de atendimento das ouvidorias municipais em Vinhedo. Desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU), a ferramenta já está em pleno funcionamento no município e tem permitido mais agilidade, transparência e controle social na relação entre o poder público e os cidadãos.
Com a adoção do sistema, todas as manifestações de ouvidoria — como denúncias, reclamações, elogios, sugestões e solicitações — passaram a ser registradas exclusivamente pela plataforma, que também reúne os pedidos realizados com base na Lei de Acesso à Informação.
Além disso, o Fala.BR permite que o cidadão registre manifestações em segunda instância, quando não houver retorno satisfatório após o primeiro atendimento junto aos setores da Prefeitura. Nesses casos, a demanda é encaminhada à Ouvidoria para nova análise e encaminhamento.
O canal é gratuito, sigiloso e pode ser acessado de forma prática e online, com possibilidade de acompanhar todo o andamento do protocolo.
Como acessar
O Fala.BR está disponível pelo site
falabr.cgu.gov.br. Ao acessar, basta selecionar o município de Vinhedo, escolher o tipo de manifestação e preencher o formulário. O acesso também pode ser feito pelo site oficial da Prefeitura, na seção de Ouvidoria.