Evento contou com propostas e deliberações que contribuirão para a elaboração do próximo Plano Municipal de Saúde
Vinhedo realizou nesta terça-feira (29), a 13ª edição da Conferência Municipal de Saúde, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Vinhedo, e teve como tema “Participação Popular: Juntos pela Saúde de Vinhedo”.
A conferência buscou fortalecer os princípios democráticos e incentivar a participação da sociedade na construção de políticas públicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro se configurou como um espaço aberto para debates, propostas e deliberações que visam contribuir para o aprimoramento da saúde pública no município.
Alinhada aos eixos da 17ª Conferência Nacional de Saúde, a iniciativa teve como foco o protagonismo social e a mobilização popular como ferramentas essenciais para definir as diretrizes para o setor. Durante o evento, foram apresentadas e votadas propostas que irão integrar o próximo Plano Municipal de Saúde (2026-2029).
Esse plano considerará as sugestões ainda não implementadas, incluindo aquelas da plenária de 2023 e da conferência de 2021, além dos relatórios das ouvidorias, que contêm recomendações, solicitações, queixas e elogios dos usuários do sistema.
Conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde, as conferências acontecem a cada quatro anos, enquanto as plenárias são realizadas a cada dois anos, sendo a participação da comunidade fundamental para o avanço, fortalecimento e aprimoramento do SUS.