Ciclo de cursos segue diretrizes nacionais e prepara profissionais para os desafios da mobilidade urbana
A Academia de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo está sediando um ciclo de cursos voltado à capacitação e atualização de agentes de trânsito. Durante seis semanas, guardas municipais e agentes da cidade participam de atividades que reforçam o conhecimento técnico, a prática operacional e o compromisso ético no trânsito.
Todo o conteúdo segue as diretrizes da Portaria nº 966 de 2022 do Senatran, que regulamenta em todo o país a estrutura dos cursos de formação e atualização de agentes de trânsito. O objetivo é garantir que os profissionais estejam alinhados às normas mais recentes e preparados para lidar com os desafios cotidianos da mobilidade urbana.
Na quarta-feira (20), os participantes tiveram aulas abrangendo diferentes temas considerados fundamentais para a atuação: noções de engenharia de tráfego, fiscalização de vans escolares, Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, operações integradas com foco em situações de crise, ética e cidadania no trânsito, além das atualizações na legislação, como mudanças sobre validade da CNH, pontuação para suspensão, regulamentação de capacetes e a resolução referente à vaga digital para idosos.
Com as aulas em andamento, os profissionais reforçam a qualificação necessária para atuar de forma mais eficiente na organização do trânsito e na garantia da segurança viária em Vinhedo.