Evento celebra a expressão artística de mais de dois mil alunos em diferentes modalidades, com exposição aberta ao público até 28 de novembro
Nesta segunda-feira (3), teve início a Mostra Cultural “Fazendo Arte”, que celebra o encerramento das Oficinas Culturais 2025 promovidas pela Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. A abertura oficial ocorreu no Centro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira, com a inauguração da exposição composta por trabalhos produzidos nas oficinas do Núcleo de Artes Visuais e Técnicas Manuais.
Nesta edição, cerca de 2.100 alunos, distribuídos entre as modalidades de dança, teatro, música e artes visuais, exibirão ao público os resultados das atividades desenvolvidas ao longo do ano, evidenciando o caráter formativo das oficinas e sua relevância na ampliação do acesso à criação e à vivência cultural no município.
A mostra reúne obras das oficinas de grafite, desenho e história da arte, costura criativa e patchwork, iniciação à história em quadrinhos, cerâmica artística, desenho e pintura em óleo sobre tela, refletindo o desenvolvimento técnico e expressivo dos alunos.
Mantidas pela Prefeitura Municipal, as oficinas culturais de Vinhedo são gratuitas e ministradas por um corpo docente composto por 24 oficineiros, que oferecem 30 modalidades de cursos nos centros culturais da cidade, escolas municipais e no Bem Viver, ampliando o acesso à arte e à cultura para todas as faixas etárias.
A exposição “Fazendo Arte” permanece aberta à visitação até o dia 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, no Centro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira. A iniciativa destaca a valorização da cultura local, o incentivo à produção artística e a democratização do acesso às expressões culturais.