Categoria D reúne iniciativas de instituições de ensino e pesquisa das Bacias PCJ
Vinhedo está entre os finalistas do 9º Prêmio Ação pela Água na Categoria D, destinada às instituições de ensino e pesquisa localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ. O Ceprovi concorre com o projeto “Reciclagem do lixo eletrônico”, ao lado do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e da Unicamp. O resultado será anunciado no dia 28 de novembro, no Jardim Botânico Plantarum.
O Ceprovi participa com a iniciativa que instalou, em parceria com o Lions Clube de Vinhedo e a Recitek, o primeiro e único ecoponto da cidade para descarte adequado de equipamentos eletrônicos inutilizados. O espaço amplia a conscientização sobre a destinação correta de e-lixo, evita a contaminação do solo e da água por resíduos tóxicos e já gerou recursos reaplicados na própria unidade.
O projeto “EducaTrilha na Escola”, do IPA, também integra a lista de finalistas. O programa envolve escolas públicas e privadas em um processo formativo de educação ambiental, que inclui visitas à Estação Experimental de Tupi e desenvolvimento de projetos. Entre 2023 e 2024, as ações beneficiaram mais de 20 mil estudantes e educadores.
A Unicamp completa a categoria com o “Projeto Clara: uma gotinha d’água”, coleção de histórias infantis voltadas à educação ambiental e à valorização da água. A iniciativa já realizou oficinas de contação de histórias em diferentes municípios das Bacias PCJ, alcançando mais de 1.700 crianças.
Durante a tarde do mesmo dia da premiação, os finalistas participam do Água Summit, um workshop no qual o público escolherá o ganhador do troféu Beija-Flor pela Água. Considerado uma das principais iniciativas de reconhecimento às boas práticas de preservação dos recursos hídricos nas Bacias PCJ, o prêmio recebeu 179 projetos habilitados nesta edição, o maior número desde sua criação.