Na segunda-feira (05) equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo foram acionadas via COI para atendimento de uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva, em endereço previamente informado.
Ao chegarem ao local, os agentes visualizaram o autor no interior do portão da residência da vítima. Ao perceber a aproximação da viatura, o indivíduo empreendeu fuga, sendo acompanhado pelas equipes. Em determinado momento, ao constatar que não obteria êxito, foi abordado, apreendido e algemado, em razão da tentativa de fuga e de seu comportamento agressivo.
O autor foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde conforme declaração da vítima, foi constatado que desde o dia 04 de janeiro de 2026 (domingo) o indivíduo vinha enviando mensagens com ameaças, por meio de redes sociais e áudios encaminhados ao celular da vítima. Já no dia 05 de janeiro de 2026 (segunda-feira), as ameaças persistiram.
Segundo relato, logo após as mensagens, o indivíduo foi e pulou o portão da residência da vítima e permaneceu no quintal, proferindo xingamentos e novas ameaças, fato que levou a vítima a acionar o botão do pânico e solicitar apoio da GCM, por meio do grupamento Guardiã Maria da Penha.
As informações foram repassadas ao delegado plantonista, que após ciência dos fatos, deliberou pela lavratura do flagrante pelo crime de ameaça. O autor permaneceu à disposição da Justiça.