Em agosto, a Lei Maria da Penha completa 20 anos; atuação da GCM de Vinhedo inclui atendimentos, visitas e acompanhamento de mulheres em situação de violência
A campanha do Mês Lilás ganha ainda mais significado em agosto de 2026, quando a Lei Maria da Penha completa 20 anos. Criada para fortalecer os mecanismos de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, a legislação representa um marco na proteção das vítimas e na responsabilização dos agressores.
Em Vinhedo, a Guarda Civil Municipal (GCM) atua no atendimento e acompanhamento de ocorrências relacionadas à violência doméstica e à proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade. Dados do primeiro semestre de 2026 mostram que o trabalho envolve não apenas o atendimento de ocorrências, mas também ações preventivas e acompanhamento contínuo.
Entre janeiro e junho, a equipe do Programa Guardiã da Mulher/PGMP registrou 634 atendimentos virtuais e 124 visitas, além de sete acionamentos de SOS. Os números ajudam a mostrar que o enfrentamento à violência contra a mulher vai além do atendimento realizado no momento de uma ocorrência. O acompanhamento, as visitas e os canais de atendimento são ferramentas importantes para aproximar a vítima da rede de proteção e permitir uma atuação preventiva.
Ao completar duas décadas, a Lei Maria da Penha reforça a importância de identificar os diferentes tipos de violência contra a mulher e buscar ajuda diante de qualquer situação de ameaça, agressão, violência psicológica, patrimonial, sexual ou moral.
O Mês Lilás é justamente um período de conscientização, informação e mobilização. A campanha busca lembrar que a violência doméstica não deve ser tratada como um problema privado e que mulheres em situação de violência precisam ter acesso à informação e à rede de proteção.
A atuação da GCM de Vinhedo integra esse esforço por meio do atendimento às ocorrências, ações preventivas, acompanhamento e suporte às mulheres atendidas pelo programa.
A violência pode começar com uma ameaça, uma intimidação ou um comportamento de controle. Não espere que a situação se agrave para pedir ajuda.
Em caso de emergência, peça ajuda
Se você estiver sofrendo violência ou presenciar uma situação de emergência, procure ajuda. Ligue 153 Guarda Civil Municipal de Vinhedo.
Não se cale. Denuncie. Procure ajuda. Você não está sozinha.