Neste sábado, 16, no Dia ‘D’ Nacional da Campanha, a vacinação ocorreu durante todo o dia na UBS Planalto e na Policlínica da Capela
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, promove até a próxima sexta-feira, 22, a Campanha Nacional de Multivacinação, que é um trabalho de atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Neste ano, por recomendação do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Multivacinação, que teve início no dia 11, ampliou o público-alvo para acolher e atualizar a situação vacinal das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos.
Isso porque até os 2 anos de idade, as crianças são levadas com mais frequência às salas de vacina, porém, após, o intervalo entre as doses e os reforços é mais espaçado, o que diminui a frequência dessa população.
O atual calendário de vacinação para crianças e adolescentes consta de 17 vacinas para proteção contra 18 doenças: a vacina BCG, que protege contra a tuberculose, principalmente a tuberculose miliar e a neurotuberculose, a vacina rotavírus, contra um dos principais agentes etiológicos que causam a diarréia, a vacina poliomielite que protege contra a paralisia infantil, e a vacina pentavalente que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo b (Hib).
Traz ainda a vacina pneumocócica conjugada 10-valente, a vacina meningocócica conjugada C, a vacina febre amarela, a vacina sarampo, caxumba e rubéola (SCR), a vacina influenza, vacina varicela, vacina hepatite A e a vacina HPV que protege contra o câncer de colo de útero, verrugas genitais, câncer anal, pênis, orofaringe e verrugas genitais.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo da campanha é atingir a população não vacinada ou com esquema de vacinação incompleto na infância ou na adolescência, visando assim melhorar a proteção coletiva contra as doenças que podem ser prevenidas por vacina.
As vacinas serão aplicadas após a avaliação da carteira de vacina de cada criança e ou adolescente. É importante salientar que a eficácia de cada vacina está associada ao número de doses ou reforços necessários e idade adequada, sempre visando a proteção máxima proporcionada individual e consequentemente para a proteção da saúde coletiva.
Neste sábado, 16, no Dia ‘D’ Nacional da Campanha, a vacinação ocorreu durante todo o dia na UBS Planalto e na Policlínica da Capela.