Na manhã da última sexta-feira, dia 19, o superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz, na presença do diretor de Mananciais do DAE Jundiaí, Martim F. Ribeiro, assinou o Termo de Cooperação Técnica celebrado entre os órgãos de saneamento dos municípios de Vinhedo (Sanebavi), Campinas (Sanasa), Louveira (SAE) e Jundiaí (DAE).
O documento estabelece a mútua cooperação entre as cidades visando intercâmbio de experiências técnicas e científicas para elaboração de projetos de recuperação da qualidade da água do Rio Capivari.
Será criado um grupo de trabalho com o objetivo de criar mecanismos de melhorias qualitativas e quantitativas aos recursos hídricos da bacia do Capivari, com enfoque em sistemas de esgotamento sanitário, tratamento de esgotos e controle de perdas, a fim de aprimorar as competências organizacionais e profissionais.
“Essa iniciativa é muito importante, pois além de aproximar os municípios, permite que experiências de sucesso sejam compartilhadas, já que temos o interesse comum de recuperarmos os padrões das águas do Capivari. Além disso, teremos apoio mútuo para capacitação e aperfeiçoamento técnico dos profissionais que atuam nesta área”, afirmou Danilo Ferraz.
A parceria entre os municípios foi sugerida em reuniões do Gaema/PCJ-Campinas (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente – Ministério Público), com representantes das cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Campinas com o propósito de despoluir o Rio Capivari, no trecho Louveira – Campinas, considerado um dos mais críticos em qualidade.