17 MAR 2020
Atendimentos das unidades da Assistência Social terão funcionamento reduzido como prevenção ao Coronavírus

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social, alinhada com o Comitê Intersetorial criado pelo prefeito Jaime Cruz (Decreto Municipal 64, de 13 de março de 2020), com o objetivo de coordenar ações de prevenção e combate ao Coronavírus, com base também no Decreto Municipal nº 067/2020 e Decreto Estadual 64.862/2020, definiu mudanças importantes na rotina dos atendimentos na rede Socioassistencial.

“Estamos tomando todas as medidas cabíveis para minimizar o contágio pelo coronavírus. Sabemos que ele se prolifera rapidamente e não há mais como delimitar a procedência do vírus. Não temos casos confirmados e estamos agindo preventivamente de modo que a população e os nossos profissionais se resguardem de uma possível infecção”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Confira como passarão a funcionar os serviços da Assistência Social, executados pela rede pública e privada:

– Todos os eventos e capacitações estão suspensos por tempo indeterminado;

– Recomendação a todas as OSC’s devidamente registradas no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social – de Vinhedo que suspendam suas atividades em grupo pelo período em que durarem as orientações dos órgãos competentes.

CRAS

– Suspensão dos atendimentos particularizados e coletivos;

– Para novos usuários, estes serão acolhidos, receberão os devidos encaminhamentos e, também, serão orientados a retornar pessoalmente, apenas, em caso de urgência;

– Redução das visitas domiciliares, somente, para casos de urgência e emergência.

Serviços de Convivência – Arca, Afeto, Itacolomi, Acovec:

– Recomendar a suspensão imediata do atendimento às crianças e adolescentes a partir de 17/03/2020, conforme Decreto Municipal nº 067/2020, sendo que os casos de extrema urgência e emergência serão avaliados e atendidos até a data limite de 23/03/2020, quando os serviços serão suspensos na integralidade.

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS

– Suspensão dos atendimentos particularizados e coletivos;

– Redução das visitas domiciliares somente para casos de urgência e emergência;

Serviço de Abordagem à Pessoa em Situação de Rua

– Serão realizados, apenas, os casos de urgência. As abordagens periódicas serão suspensas temporariamente.

Serviços da Proteção Social Especial – Lar da Caridade

– Recomendação de suspensão das visitas aos idosos residentes na entidade e, ainda, quanto à necessidade de se intensificar as orientações de higiene e reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), além de orientação quanto a evitar contato físico ao cumprimentar as pessoas, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Serviços da Proteção Social Especial – ARCA Acolhimento

– Recomendação de suspensão das visitas às crianças e adolescentes residentes na entidade, assim como, saída dos mesmos da entidade e, ainda, quanto à necessidade de se intensificar as orientações de higiene e reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), além de orientação quanto a evitar contato físico ao cumprimentar as pessoas, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Serviços da Proteção Social Especial – Reencontro

– Manter as pessoas que façam parte do grupo de risco de contágio do Coronavírus COVID 19, residentes na entidade, em ambiente separado dos demais, além da recomendação para que os usuários permaneçam na entidade. Recomendação para intensificar as orientações de higiene e reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), além de orientação quanto a evitar contato físico ao cumprimentar as pessoas, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Serviços da Proteção Social Especial – CEIVI, LarCAB

– Recomendação de suspensão das atividades em grupo com as famílias.

– Recomendação para que os Serviços de Atenção à Família de Média Complexidade, atendidas pela rede Privada, sejam executados de maneira remota ou via telefone, não presenciais, e que sigam todas as orientações já repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Serviços da Proteção Social Especial – Quero Vida (Centro Dia)

– As atividades deste serviço estão suspensas gradativamente a partir de 17/03/2020 e em na sua totalidade a partir de 23/03/2020, conforme Decreto Municipal nº 067/2020.

Serviços da Proteção Social Especial – APABEX (Centro Dia)

– Recomendação de suspensão das atividades deste serviço a partir de 17/03/2020 e intensificar as orientações de higiene e reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), além de orientação quanto a evitar contato físico ao cumprimentar as pessoas, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Serviço de Convivência dos Idosos – Terceira Idade

– Suspensão de todas as atividades da Terceira Idade a partir de 17/03/2020, conforme Decreto Municipal nº 067/2020.

CADÚnico

– Atendimentos presenciais, apenas, de casos urgentes;

– Redução das visitas domiciliares somente para casos de urgência.

Secretaria Executiva dos conselhos:

– Sugerir aos presidentes dos Conselhos Municipais ligados a este setor (CMAS, CMDCA, CMI, CMDPD, CMDM) a suspensão de reuniões e eventos programadas para este período.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Assistência Social pelos telefones: 3826-8722 ou 3826-8729 e também pelo e-mail: secretaria.asocial@vinhedo.sp.gov.br.