13 MAR 2017
Prefeitura promove neste sábado mutirão de papanicolau na Capela

Neste sábado, dia 18, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove o mutirão de coleta de papanicolau, marcando as atividades preventivas no mês da mulher.

O exame será feito no CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher, na Capela, das 8h às 11h. Durante a ação será realizado o exame preventivo, gratuitamente e sem a necessidade de agendamento ou apresentação de pedido médico. Não há restrição de idade. Toda mulher que já iniciou a atividade sexual poderá submeter-se ao exame preventivo.

O papanicolau tem a função de detectar células cancerosas ou anormais, e também condições como infecções e inflamações. Deve ser feito anualmente.

Segundo o secretário de Saúde da Prefeitura, o médico Alexandre Viola, o objetivo da atividade preventiva é facilitar o acesso das mulheres vinhedenses ao exame.

No dia 22 de março a equipe de profissionais da Secretaria de Saúde estará na Praça Sant´Ana, das 9h às 12h, realizando a entrega de material informativo e orientando a população quanto a prevenção ao câncer de colo do útero.

Já no dia 25, a Unidade Básica de Saúde da Vila Planalto recebe o mutirão de Papanicolau, das 8h às 11h.

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer – o câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira.

Mutirão de Papanicolau

Data: 18 de março

Local: CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher – Rua Juliana Von Zuben Degelo, s/nº, Capela (ao lado da Policlínica)

Data: 25 de março