Cerca de 1.200 metros de tubulação já foram implantados. Além do combate às perdas de água, a nova rede vai aumentar em quatro vezes a capacidade de vazão
A Sanebavi – Saneamento Básico Vinhedo – prossegue com a implantação da nova adutora na Estrada da Boiada, no trecho compreendido entre a rotatória do Imigrante e a Portaria 2 do Condomínio Marambaia. Desde o ponto inicial da obra, no reservatório de água do Sistema da Boiada, até o ponto atual, já são mais de 1.200 metros de tubulação instalados.
Além da implantação da nova rede, outras frentes de trabalho atuam no local fazendo o trabalho de compactação da terra, e ainda, a sondagem e capeamento das redes que cruzam a adutora. Para os próximos dias, está previsto o início da confecção da caixa de manobra de abastecimento do reservatório do Marambaia e das caixas de proteção do registro e da ventosa. Todo trabalho está sendo acompanhado pela equipe técnica da Sanebavi e pelo superintendente da autarquia, Danilo Ferraz.
A obra de substituição da adutora está sendo executada pela Sanebavi a partir de recursos da Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), na ordem de R$ 4 milhões, com contrapartida do município de Vinhedo. O empreendimento faz parte do Programa de Redução de Perdas que visa eliminar o desperdício de água tratada decorrente de vazamentos nos sistemas.
Melhorias
Atualmente, a Boiada possui duas adutoras, que juntas têm capacidade de vazão total de 84,8 litros por segundo, atendendo uma população de pouco mais de 20 mil habitantes. Já o novo sistema tem capacidade de vazão prevista para 341 litros por segundo, quatro vezes maior que a atual, ampliando a capacidade de atendimento para uma população de mais de 82 mil habitantes.
Trânsito
Para a realização da obra houve a necessidade de interdição temporária de um trecho da Estrada da Boiada, localizado entre a Portaria 2 do Condomínio Marambaia e a rotatória do Portal. No lado oposto, sentido Vinhedo/Valinhos, o trânsito de veículos segue fluindo normalmente.
A Secretaria de Transporte e Defesa Social da Prefeitura orienta aos motoristas para que utilizem rotas alternativas. Para os que transitam no sentido Valinhos/ Anhanguera, a sugestão neste período é para que adentrem nas vias que dão acesso à Avenida Independência e sigam até a altura da Santa Casa para acesso à direita na Avenida dos Imigrantes.