Serão priorizados moradores dos territórios beneficiados com obras do PAC 2. Interessados têm até o dia 10 de março para se inscrever.
A Sanebavi – Saneamento Básico Vinhedo abre, a partir do próximo dia 20 de fevereiro, as inscrições para 14 cursos gratuitos de formação inicial e continuada, oferecidos a partir de recursos do PAC 2.
As vagas disponíveis são para os cursos de Administração e Vendas; Corte e Costura; Cozinha e Culinária; Porteiros; Preparador Artesanal dos Alimentos; Logística Geral; Cuidador de Idoso e Pessoa com Deficiência; Jardinagem; Pedicuro; Produção de Lingerie; Cozinha Industrial; Produção Caseira de Doces e Salgados; Operador de Empilhadeira; e Preparador Artesanal dos Alimentos.
Os interessados podem fazer as inscrições de 20/02 à 10/03, de segunda à sexta, das 8h às 20h, no Ceprovi (Av. Independência, 5407 – Jd. Alba) e devem levar RG, CPF e comprovante de residência.
A capacitação será realizada pela Acovec/Ceprovi e faz parte do Projeto de Trabalho Socioambiental – PTS que está sendo desenvolvido pela Sanebavi nos bairros contemplados pelo Programa “Saneamento para Todos”, do Ministério das Cidades, conforme exigência do Governo Federal. Os locais onde acontecem as obras do PAC são Altos do Morumbi, Santa Claudina, Colinas de San Diego, São Joaquim, Distrito Industrial e Capela .
As vagas serão preenchidas prioritariamente pelos moradores dos bairros onde as intervenções do PAC estão sendo realizadas. Podem concorrer as vagas remanescentes pessoas residentes em qualquer bairro do município. Também poderão se inscrever candidatos que já foram contemplados em sorteios anteriores, no entanto, serão priorizadas as pessoas que não fizeram nenhum curso ofertado pelo projeto. Se a procura for maior que o número de vagas disponibilizadas será realizado sorteio.
“O trabalho que está sendo desenvolvido junto aos moradores desses bairros além de viabilizar ações de sustentabilidade ambiental também busca resultados na esfera do desenvolvimento econômico e social. Mais do que disponibilizar infraestrutura estamos também oferecendo oportunidade de profissionalização para centenas de vinhedenses”, afirmou o prefeito Jaime Cruz.
Responsabilidade – O convênio firmado com Ministério das Cidades foi estabelecido na ordem de R$ 27 milhões, com contrapartida do município de 10% no contrato da água e de 5% para o contrato de esgoto. Juntamente com essas obras de implantação de redes coletoras de esgoto e abastecimento de água está em desenvolvimento uma série de ações de mobilização social, conscientização ambiental e de qualificação profissional realizadas pela Sanebavi com a população dos territórios beneficiados pelo empreendimento. Essas atividades fazem parte do Projeto de Trabalho Socioambiental – PTS que tem como objetivo promover o envolvimento dos moradores nas intervenções estimulando a sustentabilidade e a criação e manutenção de hábitos saudáveis em relação ao meio ambiente e a vida.
Detalhes dos investimentos- Os recursos na faixa de R$ 27 milhões estão sendo aplicados na implantação de 19 km da rede coletora de esgoto doméstico no Distrito Industrial, na construção de estações elevatórias e emissários de esgoto para os bairros Altos do Morumbi, Colinas de São Diego, Vila Fontaine e São Joaquim, além da expansão da rede de distribuição de água para o Distrito Industrial .
O recurso também foi utilizado na implantação de redes coletoras de esgoto para os loteamentos Altos do Morumbi (Vista Alegre), Colinas de San Diego (Buracão), Vila Fontaine (Santa Claudina) e Morada dos Executivos (São Joaquim) e bairro Benedito Storani (Distrito Industrial);
Os investimentos beneficiam cerca de 15 mil pessoas que vivem ou trabalham nessas regiões.