No dia da posse, o prefeito Jaime Cruz criou o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Segurança Pública
O balanço mensal divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revela que a quantidade de crimes cometidos em Vinhedo recuou em até 60% em novembro. Na comparação com outubro, houve redução dos furtos e roubos em gerais, bem como dos furtos de veículos e roubos de veículos.
“É um reflexo importante do trabalho que as forças de segurança, Guarda Municipal e Polícias Militar e Civilrealizam em Vinhedo. Não estamos para comemorar, mas sim para trabalhar continuamente para que os índices permaneçam baixos, incluindo a criação do Gabinete de Gestão Integrada (matéria abaixo) que criamos no dia 1º de janeiro”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Um dos motivos para a queda foram as medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social, por meio da Guarda Civil Municipal, por determinação do prefeito Jaime Cruz, como a intensificação do patrulhamento em setores mais problemáticos, além da compra de novas motocicletas para a corporação.
De acordo com o levantamento, os roubos de veículos passaram de 5 casos no mês de outubro para apenas 2 em novembro, uma redução de 60%. Os furtos de veículos passaram de 8 registros para 4 na mesma comparação, uma diferença de 50%. No mesmo período, os roubos em geral diminuíram 32%, passando de 19 para 13 casos, enquanto que os furtos em geral passaram de 82 para 78 crimes, ou seja, 5% a menos.
Decreto
Mais uma importante medida para o setor foi determinada pelo prefeito Jaime Cruz no domingo, dia 1º, logo após a posse. Na ocasião, o chefe do Executivo assinou o Decreto 6/2017, que dispõe sobre a criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Segurança Pública no município de Vinhedo.
O órgão terá caráter deliberativo, consultivo e executivo. Entre os objetivos estão estabelecer um sistema de integração entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Secretaria de Segurança Pública do Estado e a Administração Municipal; e identificar os principais fatos que influem na criminalidade e violência na cidade e propor soluções para essas demandas.
O GGI será composto pelos secretários de Transporte e Defesa Social, de Governo, de Educação, de Assistência Social, de Negócios Jurídicos, pelo comando da Guarda Civil Municipal e ainda pela Ouvidoria da corporação. Ainda de acordo com o decreto, serão convidados para fazer parte do órgão o comandante da Polícia Militar no município, o delegado da Polícia Civil de Vinhedo e um representante do Conselho Comunitário de Segurança de Vinhedo (Conseg).
O órgão prevê a participação, também na condição de convidados, de representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público.
Números da criminalidade
Outubro/16 Novembro/16 Variação
Furtos 82 78 -5%
Roubos 19 13 -32%
Furtos de veículos 8 4 -50%
Roubos de veículos 5 2 -60%
Fonte: Secretaria de Segurança Pública de São Paulo