11 OUT 2016
Procon de Vinhedo orienta sobre golpe da lista telefônica

O Procon de Vinhedo, órgãode Defesa do Consumidor, subordinado à Secretária de NegóciosJurídicos da Prefeitura, alerta empresários sobre o golpe da lista telefônica.

Alguns casos já foram constatados em micro e pequenas empresas do município. “O Procon solicita cuidado dos lojistas e empresários, ao atenderam ligações de golpistas que pedem a confirmação de documentos e oferecem a divulgação do nome da empresa em listas telefônicas ou sites de anúncios”, alertou Matheus Galbes, coordenador do Procon.

Ele esclarece que os golpistas solicitam o preenchimento de dados e o envio, com assinatura, de documentos por fax, e-mail ou pelo aplicativo WhatsApp, via celular. Depois de algum tempo, as vítimas recebem telefonemas de supostos cobradores, advogados e funcionários de Cartório de Protestos sendo coagidas a pagarem boletos ou efetuarem depósitos.

A orientação, segundo o coordenador do Procon, é de não divulgar dados por telefone e, caso isso já tenha ocorrido, registrar boletim de ocorrência e não efetuar os pagamentos.