A Santa Casa de Vinhedo coloca em funcionamento a sua Nova Central de Materiais Esterilizados.
O novo setor está localizado próximo ao Centro Cirúrgico e à UTI – Unidade de Terapia Intensiva e é utilizado para esterilizar os materiais usados para atendimento clínico e no centro cirúrgico.
Segundo a Secretária de Saúde, Erica Pin Pereira, a Central de Materiais Esterilizados é um dos ambientes mais importantes dentro do hospital. “A Central é considerada o coração de um hospital, porque todo o material ao passar pelo setor já está pronto para ser levado ao centro cirúrgico e demais alas hospitalares”, comentou.
A obra contemplou troca de portas, colocação de novas janelas e bancadas, instalação de rede de gases e torneiras automáticas. Com recursos municipais foi adquirido por cerca de 220 mil reais um novo e moderno autoclave, equipamento utilizado para esterilizar artigos.
Na Nova Central há uma sala específica para receber o material ainda não esterilizado, logo após o uso. Em seguida é direcionado a outro setor para a realização da primeira limpeza. O material é, na sequência, encaminhado para a sala onde está o autoclave para ser feita a esterilização. O mesmo é levado para a sala de material limpo, estando em condições para abastecer o hospital.
De acordo com o gestor geral da Santa Casa, Celso Beltramini, antes da entrega da Nova Central, o material estava sendo esterilizado em um setor interno do hospital, onde funcionava o antigo Centro Cirúrgico.
14 Novos Leitos
Na semana passada a Santa Casa ampliou o número de leitos em funcionamento no hospital. Os sete novos quartos estão localizados próximos à recepção principal da Santa Casa, têmbanheiros internos e capacidade para atender em cada quarto dois pacientes na ala de internação, totalizando 14 novos leitos disponíveis à população.
As melhorias realizadas nos novos quartos incluíram revisão na rede de gases medicinais e no sistema elétrico, adequação dos banheiros e das portas de entrada dos quartos para possibilitar a entrada de cadeira de rodas.
Com a entrega dos novos quartos, a ala de internação do hospital passou a contar com 34 quartos para atendimento adulto de pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde, convênios médicos e particulares, sendo 5 quartos destinados à pediatria, 8 na ala da maternidade, 14 quartos para internação adulto, além dos novos 7 quartos que têm a mesma finalidade. Outros três quartos ainda serão reformados pela Santa Casa.
Abertura da Nova Santa Casa
Após longo período fechada para atendimento à população (inclusive cirurgias, internações em UTI e a ala da Maternidade), a Nova Santa Casa de Vinhedo foi reaberta no dia 2 de Abril, após investimentos realizados pela Prefeitura com obras de ampliação e aquisição de novos equipamentos.
Um novo Centro Cirúrgico foi construído, em novo local, possibilitando ampliação de 3 para 5 no número de salas que serão utilizadas para cirurgias. São quatro salas de Centro Cirúrgico, sala de parto e sala de recuperação pós-anestésico.
Na UTI, com a reforma, o número de salas passou de 6 para 11, somente com otimização das instalações e readequação de espaço físico. O local amplo têm condições de abrigar mais pessoas em casos de emergência, aumentando assim a receita do hospital, e ao mesmo tempo garantindo economia, já que equipes de saúde com a mesma quantidade de profissionais têm condições de trabalhar na ala.
Na ala da Maternidade os trabalhos contemplaram a substituição de todo o sistema elétrico, com adequação de cabeamento, instalação de tomadas que não existiam e sistema de distribuição de energia elétrica nos leitos, de acordo com as normas vigentes para ala hospitalar. Antigamente, a carga elétrica que chegava aos quartos da Maternidade não era suficiente para todos os chuveiros funcionarem de forma adequada. Foi feita a revisão da instalação de gases (oxigênio e ar comprimido) e alguns quartos já ganharam pintura.
A reforma nos quartos da Maternidade proporciona mais conforto às mães e recém-nascidos.