Gestantes de Vinhedo que participam dos grupos promovidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, tiveram um dia especial ao visitarem na semana passada a Maternidade da Santa Casa, local onde será realizado o parto dos bebês.
A visita à ala faz parte do cronograma do grupo de gestantes, oferecido no CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher. As mães também receberam informações sobre o programa Mamãe e Bebê, desenvolvido pela Prefeitura no hospital, com objetivo de acompanhar mamãe e recém-nascidos desde os primeiros dias após o nascimento da criança.
Ao participarem do Grupo de Gestantes da Prefeitura, gestantes e familiares também recebem orientações sobre a gestação, parto e cuidados com o bebê. Rodas de conversas e palestras com equipes multidisciplinares, (formada por médicos ginecologistas, pediatras, nutricionistas, psicólogos, odontologistas e enfermeiros) também estão na programação. A última etapa do encontro é a visita ao hospital.
No CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher, localizado na Capela – o grupo de gestantes tem duração de 3 meses, com encontros quinzenais. O próximo grupo terá início em Julho. As inscrições devem ser feitas no local, com antecedência.
Na Unidade da Vila Planalto os encontros são semanais e ocorrem todas as quartas-feiras, às 15h30. Para participar basta comparecer à Unidade, que fica localizada na Rua Brasília, 273, Vila Planalto.
Mais informações sobre o grupo de gestantes podem ser obtidas na Unidade de Saúde da Vila Planalto pelo telefone 3876-1841 ou no CASM através do telefone 3836-3790.
Programa Mamãe Bebê garante a mães e recém-nascidos de Vinhedo
O programa mamãe-bebê consiste no acompanhamento da mãe e do recém-nascido desde os primeiros dias após o nascimento da criança. O trabalho é executado na Maternidade da Santa Casa, por uma enfermeira e uma técnica de enfermagem, que prestam orientações e fazem a classificação de risco em relação à amamentação.
Através do programa, a Prefeitura realiza no hospital, dentro das 48 horas do nascimento do bebê, o teste do pezinho (para identificar e prevenir algumas doenças logo no nascimento, como hipotireoidismo congênito, doença metabólicas e doenças que afetam o sangue), o teste do olhinho (que detecta qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira), o teste do coração (para detectar e prevenir problemas cardíacos nos recém-nascidos) e o teste da orelhinha (triagem auditiva).
A vacina contra hepatite Btambém é aplicada dentro do hospital. Na alta hospitalar a mãe deixa o hospital com a solicitação para procurar a unidade de saúde mais próxima para realização da vacina BCG no bebê.
A equipe de saúde da Prefeitura também realiza, na alta hospitalar, o agendamento da primeira consulta do bebê ao pediatra e da mãe ao ginecologista.
Já em casa, mãe e bebê recebem visitas domiciliares de acompanhamento para uma nova avaliação das condições de saúde. O programa prevê a visita e acompanhamento de mãe e filho até um ano de idade, quando as funcionárias da Secretaria da Saúde colaboram para evitar o desmame precoce, já que o leite é a primeira e a principal fonte de nutrição dos recém-nascidos.