A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde e do Setor de Controle de Zoonoses, segue realizando um trabalho preventivo permanente no sentido de combater os criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya.
“É um pequeno mosquito, mas que pode trazer grandes danos à nossa saúde. A doença mais conhecida é a dengue, mas temos outras também que nos afetam de forma significante. Assim, todo cuidado é pouco, tanto da nossa parte enquanto Administração Pública, com nosso trabalho permanente, como também por parte da população”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
Como parte das ações, os agentes de Controle de Zoonoses estão visitando residências, comércios e estabelecimentos com grande circulação de pessoas.Além disso, a equipe também realiza a divulgação através de materiais informativos em eventos públicos, pedágios, escolas e empresas.
Durante o período de férias, os agentes de Controle de Zoonoses visitaram todas as unidades de Ensino para verificar se havia algum foco de dengue para ser retirado.
Neste ano, até o momento, Vinhedo contabiliza 6 casos de dengue, nenhum caso de chikungunya e nenhum caso confirmado de zika.
Eliminação do mosquito
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, que vive dentro de casas e perto do homem, podendo transmitir várias doenças. Nesta época, devido ao calor e às chuvas, o ambiente se torna propício para a instalação de criadouros e para a sua proliferação, por isso a intensificação das ações de combate.
O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, do ovo até a fase adulta, leva de 7 a 10 dias. Se a eliminação dos criadouros for realizada uma vez por semana, é possível interromper o ciclo. Em menos de 15 minutos é possível inspecionar a casa e acabar com os recipientes e locais com água parada.
Para combater o mosquito são necessárias ações como: manter garrafas, baldes, tonéis e barris sempre virados para baixo ou tampados; colocar areia nos vasos de planta até a borda; guardar os pneus sem água e em lugares cobertos; manter piscinas e fontes sempre tratadas, calhas limpas e caixas d’água vedadas.