02 JUN 2016
Procon de Vinhedo promove palestra sobre educação financeira para famílias atendidas em entidade

Familiares de usuários da entidade LarCab – Lar Carlos Augusto Braga – tiveram a oportunidade de receber orientações financeiras na área familiar. O Procon – Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor – vinculado à Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura promoveu palestra na terça-feira, dia 31, na entidade, para esclarecer aos participantes a importância da educação financeira.

A palestra foi ministrada pelo diretor do Procon de Vinhedo, Matheus Galbes, e contou com a presença de 47 pessoas que utilizam os serviços da entidade.

O assunto foi abordado de forma prática e didática, segundo Galbes. “Apresentamos dicas de como fazer um orçamento, sugestão de planilhas, endividamento, como funciona o cadastro de proteção ao crédito, regularização de cheques sem fundos, consumismo e aspectos emocionais do consumo. O mercado financeiro, nos últimos anos, passou a facilitar a obtenção de crédito, especialmente para os jovens e consumidores de menor renda. Se de um lado essa medida aumentou o acesso da população aos bens de consumo, do outro provocou uma série de problemas tais como, a falta de controle financeiro das famílias, o crescente endividamento da população, dificuldades de manter em dia o pagamento de dívidas, entre outros. Nossa palestra é promovido com intuito de esclarecer as dúvidas da população em relação ao setor financeiro”, comentou o diretor do Procon.

As palestras do Procon são gratuitas e foram oferecidas às entidades participantes do Conselho Municipal de Assistência Social.

A próxima palestra ocorre no final do mês e será destinada aos familiares do CECAVI – Centro Comunitário Assistencial Vinhedense.

O Procon de Vinhedo é responsável pela coordenação e execução de políticas de proteção, amparo e defesa do consumidor.

Cabe ao Procon orientar, receber e analisar reclamações, consultas e denúncias dos consumidores, a fim fiscalizar e valorizar o respeito de seus direitos.

O Procon existe desde 1992 em Vinhedo. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, na Rua Humberto Pescarini, 301, Centro.