Na última quarta-feira, dia 11, o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Dionísio Medeiros e o diretor da pasta, Rafael Rios, receberam um grupo de associados da Feira dos Artesãos e Artistas Plásticos do Portal do Cristo de Vinhedo. O objetivo foi tratar sobre o processo de formalização da categoria, na modalidade de Microempreendedores Individuais (MEI).
O secretário Dionísio explicou sobre as vantagens e as obrigações de um MEI. “Os artesãos podem aproveitar a formalização como Microempreendedor Individual para faturar mais com a venda de seus produtos e garantir o acesso a benefícios previdenciários, como auxílio-doença, auxílio-maternidade e aposentadoria. O processo de formalização é simples e tem impacto direto na melhoria da atividade profissional”, explicou.
Conforme disse o diretor da pasta, Rafael Rios, ao adquirir status de empresário, o artesão tem acesso a empréstimos e financiamentos em condições especiais, além de linhas de crédito. Pode, ainda, vender seu artesanato para empresas e instituições públicas. “O Microempreendedor Individual é o trabalhador autônomo que passa a ser reconhecido, legalmente, como pequeno empresário. A Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura fornece total apoio ao desenvolvimento e legalização desses negócios. Vinhedo é um município com grande potencial aos pequenos negócios, mesmo no período de dificuldade econômica em que vivemos”, observou.