Os motivos do atraso na entrega foram esclarecidos pela Secretaria de Educação, que seguiu determinação do Tribunal de Contas para que licitação ocorresse por item e não por lote
Aguardada desde o início do ano, a distribuição dos uniformes escolares aos alunos da Rede Municipal de Ensino começa a ser feita no mês de junho pela Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação.
A secretária da pasta, Kaity Berlini, explica que diferentedos processoslicitatórios para aquisição de uniformes escolaresdosanosanteriores, atendendo orientações do Tribunal de Contas, essa licitação ocorreu por menor preço entre os fornecedores e se deuitem aitem (camiseta curta, camiseta longa, calça, shorts, blusão)e não mais por kit, resultando emcinco empresas vencedoras. “Oquepermitiria a entrega dosuniformes paratodaaredenomêsdeabril, como foi veiculado,contudo,algumas dessas vencedoras descumpriram os termosdoeditaloque exigiu articulaçõescomalgumassegundas colocadas para que assumissem aobrigação,tornando otrâmite mais moroso,gerando um novo prazo para a entrega dos uniformes, que será efetivamente nomêsde junho para toda a rede”, afirma.
A secretária também reforça que o atraso não provocou prejuízo pedagógico aos alunos. “O direito público na maioria das vezes estabelece tramitações obrigatórias que dilatam prazos e prejudicam cronogramas previamente planejados”, explica Kaity.