12 FEV 2020
Com volume de chuva acima do esperado, Prefeitura pede colaboração da população para manter a cidade limpa e cuidada

Em apenas 10 dias de fevereiro, a precipitação já atingiu 60% do esperado para todo o mês; equipes de manutenção estão pelas ruas da cidade

Como tem ocorrido em todo o Estado e também em outras partes do país, Vinhedo vem registrando neste início de ano, especialmente em fevereiro, um volume de chuvas acima do que era esperado. Esse tipo de situação faz com que o trabalho das equipes de rua da Prefeitura de Vinhedo aumente de forma significativa, tornando ainda mais importante a colaboração por parte da população.

“Não é surpresa para ninguém que estamos numa época de chuva, porém, conforme informações que temos recebido da Defesa Civil, o volume está bem acima do que era previsto. Assim, a colaboração dos moradores se torna ainda mais importante, evitando, por exemplo, o descarte de materiais nas calçadas, e mantendo terrenos particulares sempre limpos”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

O secretário de Serviços, Márcio Melle, salientou que, com o solo muito encharcado, fica inviável fazer o trabalho de tapa-buracos, uma vez que o material não resistiria, havendo a necessidade de estiagem para essa manutenção. Ele destacou ainda que a grama e o mato crescem muito mais rápido com a incidência de chuvas seguidas, e que a quantidade de solicitações cresce bastante. Com o clima chuvoso, por questão de segurança, também não podem ser feitas as trocas de lâmpadas em vias públicas.

“Outro detalhe importante é que, em terrenos e calçadas particulares, a responsabilidade pela limpeza é do proprietário, e que caso não seja feita a manutenção adequada, a Prefeitura notifica o morador. Caso o problema persista, a Administração Municipal faz o corte e envia a cobrança para o responsável. Estamos com nossas equipes nas ruas, dentro de uma programação, cuidando de todas as regiões”, salientou o secretário Márcio Melle.

Nesta quarta-feira, 12, há equipes de roçagens por diversas regiões da cidade, como no Três Irmãos e também na Capela. Em outras frentes, equipes estão fazendo a retirada de entulhos, como restos de podas, de obras e de materiais inservíveis.

Volume de chuva acumulado

De acordo com a Defesa Civil Municipal, órgão pertencente à Secretaria de Transportes e Defesa Social, o volume de chuvas previsto para todo o mês de fevereiro em Vinhedo é de 395 mm, porém, até esta segunda-feira, 10, ou seja, passado apenas um terço do mês, a precipitação já tinha atingido 233,97 mm, ou seja, quase 60% do esperado para 30 dias.

Isso significa que, para o mês, a média diária prevista era de 13,6 mm, sendo que na prática, esse índice tem atingido 23,3 mm por dia de média.

Apesar do alto volume de chuvas, a autarquia Sanebavi pede a colaboração da população para que continue fazendo uso racional de água, com medidas já conhecidas, como banhos curtos, torneira fechada enquanto escova os dentes, fazendo reuso de água quando possível, além de outras ações.

Orientação aos moradores

– evitar o descarte de entulhos, podas e restos de obras nas calçadas;

– não jogar lixo nas ruas;

– não jogar entulhos em locais públicos, como praças;

– manter terrenos e calçadas particulares limpos;

– continuar economizando água.

12/02/2020