A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, realizou na manhã da última quarta-feira, dia 20, trabalho prático de recuperação de duas nascentes em Vinhedo. A ação compõe o Plano Municipal de Recursos Hídricos, integrante do processo de revisão do Plano Diretor.
O Plano de Recursos Hídricos visa proteger, recuperar e restaurar nascentes, sendo elaborado pela Prefeitura de Vinhedo sob a orientação do Prof. Dr. Rinaldo Calheiros, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e um dos maiores especialistas na área.
A primeira visita foi feita a microbacia Pinheirinho, no bairro Aquário, local onde havia uma nascente assoreada. Para chegar ao local, o secretário da pasta, Gil Lorenzon; o diretor de Meio Ambiente, José Carlos Bellussi Jr e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, tiveram que cruzar uma densa vegetação, para localizar o olho d’água e realizar o trabalho de limpeza, até atingir o ponto onde a água brota.
Outra nascente de água beneficiada fica na microbacia do Córrego Iguatemi, afluente do Ribeirão Bom Jardim, dentro do Condomínio Residencial Santa Fé. Naquele local, os técnicos da Prefeitura fizeram a limpeza da área do olho d’água, tirando pedras, folhas e toda a lama que se encontrava no solo, deixando onde a água brota limpa e com força.
Segundo o Prof. Dr. Rinaldo Calheiros, a próxima etapa do trabalho consiste em realizar estudos para definir a vazão, qualidade da água e perenidade destas nascentes. “Nossa atuação é em busca da sustentabilidade hídrica de Vinhedo, freando o desperdício da água e criando meios para despertar a consciência do uso racional da água bem como da preservação dos seus mananciais”, afirmou.
Conforme disse o secretário Gil Lorenzon, essas foram as primeiras de centenas de nascentes que serão recuperadas e a expectativa é de que empresas manifestem interesse em colaborar com o projeto. “Periodicamente realizaremos a limpeza desses locais e o plantio de árvores no entorno das nascentes, a fim de alcançarmos a recuperação completa das nascentes de água. Essa é uma iniciativa brilhante e uma resposta positiva a todas as dificuldades enfrentadas com a crise hídrica”, explicou.