18 ABR 2016
Tanques de oxigênio são instalados na Santa Casa de Vinhedo

A Santa Casa de Vinhedo recebeu neste final de semana o novo tanque de oxigênio. O equipamento tem capacidade para armazenar 6 m³ de oxigênio e estará interligado à nova rede de canalização de gás, que desde a inauguração do hospital até agora estava sendo alimentada por cilindros.

De acordo com o gestor geral do hospital, Celso Beltramini, o tanque de oxigênio proporcionará inúmeros benefícios ao hospital, entre eles facilidade no abastecimento que é feito por caminhões específicos para esta finalidade, além de evitar a circulação de cilindros por dentro do hospital.

A rede de canalização de gás é responsável por fazer o controle de distribuição do oxigênio a todos os setores do hospital que têm respiradores para atender os pacientes.

Além do oxigênio a rede de canalização de gás também encaminha aos setores do hospital outros gases medicinais, como ar comprimido e óxido nitroso.

Os cilindros continuarão existindo na Santa Casa como reserva.

Abertura da Nova Santa Casa

Após um longo período fechada para atendimentos à população (inclusive cirurgias, internações em UTI e a ala da Maternidade), a Nova Santa Casa de Vinhedo foi reaberta no dia 2 de Abril, após investimentos realizados pela Prefeitura com obras de ampliação e aquisição de novos equipamentos.

Um novo Centro Cirúrgico foi construído, em novo local, possibilitando ampliação de 3 para 5 no número de salas que serão utilizadas para cirurgias. São quatro salas de Centro Cirúrgico, sala de parto e sala de recuperação pós-anestésico. No local também há sala de equipamentos e sala de material limpo e esterilizado. Ao lado da sala de parto do Centro Cirúrgico foi instalada a sala pré-parto na ala da maternidade. Foram instalados, em cada sala, os focos cirúrgicos, equipamentos que serão utilizados para auxiliar, no momento da cirurgia, a iluminação do campo cirúrgico, permitindo regulagens de posicionamento e intensidade de luz. São 5 focos cirúrgico ao todo. No local também foi instalado o Sistema de Climatização e Controle de Contaminação, equipamento específico para ser utilizado em área hospitalar.

Na UTI, com a reforma, o número de salas passou de 6 para 11, somente com otimização das instalações e readequação de espaço físico. O local amplo têm condições de abrigar mais pessoas em casos de emergência, aumentando assim a receita do hospital, e ao mesmo tempo garantindo economia, já que equipes de saúde com a mesma quantidade de profissionais têm condições de trabalhar na ala.

Na ala da Maternidade os trabalhos contemplaram a substituição de todo o sistema elétrico, com adequação de cabeamento, instalação de tomadas que não existiam e sistema de distribuição de energia elétrica nos leitos, de acordo com as normas vigentes para ala hospitalar. Antigamente, a carga elétrica que chegava aos quartos da Maternidade não era suficiente para todos os chuveiros funcionarem de forma adequada. Foi feita a revisão da instalação de gases (oxigênio e ar comprimido) e alguns quartos já ganharam pintura.

A reforma nos quartos da Maternidade proporciona mais conforto às mães e recém-nascidos. São nove quartos, com 14 leitos no total, sendo que não haverá diferenciação de quartos para atendimentos de convênios e SUS – Sistema Único de Saúde. Do total de leitos 65% ficará garantido para atendimento do SUS, sendo 60% garantido por lei e 5% por Vinhedo estar inserida no PROSUS.