As equipes de enfermagem da Santa Casa de Vinhedo e do Programa Mamãe Bebê, que trabalharão na Maternidade do hospital a partir do dia 2 de abril, receberam informações sobre vacinas e testes rápidos que devem ser realizados durante a permanência do bebê e da mãe no local.
A capacitação foi realizada pelas enfermeiras da Secretaria de Saúde da Prefeitura, Maria das Graças Araújo e Maria Aparecida dos Reis, na semana passada, tendo como foco a vacina contra Hepatite B que deve ser aplicada em recém-nascidos nos primeiros dias de vida e o teste rápido de triagem para HIV, conforme preconiza o Ministério da Saúde, na maternidade.
Nesta semana o hospital recebe a câmara para conservação de vacinas.
A capacitação serviu para deixar a equipe de enfermagem atualizada e pronta para atuar na Maternidade da Santa Casa. Esta importante ala do hospital segue em obras para estar em pleno funcionamento no dia 2 de abril, data do aniversário da cidade e escolhida para entrega da Nova Santa Casa.
Os trabalhos na Maternidade contemplaram a substituição de todo o sistema elétrico, com adequação de cabeamento, instalação de tomadas que não existiam e sistema de distribuição de energia elétrica nos leitos, de acordo com as normas vigentes para ala hospitalar. Antigamente, a carga elétrica que chegava aos quartos da Maternidade não era suficiente para todos os chuveiros funcionarem de forma adequada.
Foi feita a revisão da instalação de gases (oxigênio e ar comprimido) e alguns quartos já ganharam pintura.
A reforma nos quartos da Maternidade irá proporcionará mais conforto às mães e recém-nascidos. São nove quartos, com 14 leitos no total, sendo que não haverá diferenciação de quartos para atendimentos de convênios e SUS – Sistema Único de Saúde. Do total de leitos, 65% ficarão garantidos para atendimento do SUS.