O tratamento contra a doença é oferecido gratuitamente na Rede Municipal de Saúde
Para intensificar a busca de pacientes com suspeita de tuberculose, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, realiza de 21 a 31 de março, Campanha de combate à doença.
Pessoas que apresentam tosse há mais de 15 dias devem procurar uma das unidades básicas de saúde, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento ouo PA – Pronto Atendimento da Capela para receberem orientação dos profissionais de saúde e realizarem a coleta gratuita do exame – baciloscopia de escarro (exame simples que consiste na coleta de amostra de escarro).
O exame é oferecido durante todo o ano na Rede Municipal de Saúde, mas em decorrência do Dia Mundial de Luta contra Tuberculose, celebrado em 24 de março, será intensificado a sua realização durante a Campanha, sem necessidade de agendamento ou apresentação do pedido médico.
O tratamento contra tuberculose tem duração de 6 meses e é oferecido gratuitamente na Rede Municipal de Saúde, com entrega de medicamentos.
Durante a Campanha profissionais de saúde da Prefeitura realizam atividade na Praça Sant´Anna, a partir das 9h, para entrega de material informativo e orientação à população sobre a doença.
Profissionais do Departamento de Vigilância em Saúde também visitarão
as instituições que realizam acolhimento de pessoas em situação de rua para sensibilizar os profissionais sobre a importância de realizarem o exame preventivo dos pacientes.
A busca ativa de pacientes com suspeita de tuberculose deve ser rotineira na Rede Municipal de Saúde. Quanto antes for descoberta, menor será a chance de transmissão e da gravidade da doença. “A campanha será importante para informar a população sobre os sintomas e sensibilizar os profissionais de saúde para pensar em tuberculose ao examinar os pacientes”, comentou o secretário de Saúde, José Luís Bernegossi.
Tuberculose
Atuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A doença é curável.
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria das pessoas infectadas, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são tosse seca contínua no início dos sintomas, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza e prostração.
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o.
Segundo orientações do Ministério da Saúde o tratamento da tuberculose pulmonar deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente.
Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças obrigatoriamente no primeiro ano de vida ou no máximo até quatro anos, com a vacina BCG.
Rede Municipal de Saúde – coleta do exame e orientações
UPA – Unidade de Pronto Atendimento
Avenida Engenheiro Aurélio José Frediani, 45, Jardim Alves Nogueira
PA 24 horas e Policlínica da Capela
UBS Vila Planalto
Rua Brasília, 273 – Vila Planalto
UBS Casa Verde Rua Morubixaba s/nº – bairro Casa Verde
UBS Jardim Von Zuben
Rua Primeiro de Maio s/nº – Jardim Von Zuben
Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto
Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375 – Jardim São Matheus
Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM) Rua Juliana Von Zuben Degêlo, s/nº, Capela (ao lado da Policlínica da Capela)
UBS Três Irmãos
Rua Agenor Gallo, s/nº – bairro Três Irmãos
UBS Vila João XXIII Rua Arthur Biancalana, 120 – Vila João XXIII