11 MAR 2016
Prefeitura de Vinhedo consolida Associação Reencontro no Projeto Selando Parcerias

O Prefeito Jaime Cruz consolidou na manhã desta sexta-feira, dia 11, parceria com a Associação Reencontro – Centro de Tratamento Para Dependentes de Álcool e Outras Drogas, que atua no segmento de proteção social de alta complexidade. Através do Projeto Selando Parcerias, a Prefeitura de Vinhedo irá destinar à Associação Reencontro, o montante de R$ 829.882,00 para execução do serviço de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua e casa de passagem para pessoas e/ou grupo familiar em trânsito.

Atualmente a Associação Reencontro conta com 17 profissionais, como psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores, entre outros. Com capacidade para atender a 30 pessoas, a Associação Reencontro já atende a 27. “Ao contrário do que se comumente pensa, a droga não é oferecida somente aos adolescentes, ela está sendo usada por pais e mães de família, que chegam ao fundo do poço e não conseguem mais sair dele sozinhos; nem sempre a ajuda chega quando as pessoas mais precisam. Isso acontece por vários motivos, como preconceito, despreparo ou falta de informação de que se trata de um ser humano doente, que necessita de tratamento”, disse o Prefeito Jaime Cruz.

Durante a visita à unidade que fica na Estrada da Capela, o Prefeito Jaime Cruz, ao lado da secretária de Assistência Social, Iolanda Nunes e da presidente da Associação Reencontro, Diana Ahmar, descerraram a placa que sela a parceria entre a Prefeitura e a entidade. Também estavam presentes a secretária de Educação, Claudinéia Vendemiatti; secretária da Fazenda, Deise Seraphim; presidente do Legislativo, vereador Márcio Melle; vereador Nil Ramos; representante da SOS Esperança e Vida, Ivete Ferreira e o diretor da Feavin, Edson Ferreira.

Neste ano, o Prefeito Jaime Cruz destinará R$ 8.094.052,00 em convênios com 10 entidades assistenciais de Vinhedo, que desenvolvem um importante trabalho de parceria com a Prefeitura, por meio do Programa Selando Parcerias. Trata-se do maior investimento em ações sociais do Programa Selando Parcerias em Vinhedo, criado em 2009 e que tem ajudado desde então, a aumentar o número de moradores assistidos com diversas iniciativas que colaboram à melhoria de sua qualidade de vida.

“A Prefeitura conta com serviços especializados, desde a avaliação até um encaminhamento para uma unidade. Nossa tarefa hoje é garantir que todas as pessoas possam ter um tratamento”, disse a secretária Iolanda Nunes.

“Nós, enquanto Poder Público, acreditamos que somos modelo e espelho para a sociedade, no sentido de que estamos fazendo a nossa parte e que cada um pode fazer a sua também, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e consciente”, ressaltou o Prefeito Jaime Cruz.

A volta por cima

Anderson Cristiano Ferreira, vinhedense, 29 anos, enfermeiro e ex-dependente químico, viveu uma história de superação. Para ele, a infância foi difícil. “Meu pai foi alcoólatra e faleceu quando eu tinha 7 anos. Aos 12, virei dependente químico”, explicou.

Há cinco anos, depois de fazer vários cursos na área de dependência química e se formar em Enfermagem, Anderson trabalha como coordenador na Associação Reencontro, onde um dia foi acolhido. “Assim como me ajudaram, quero ajudar, porque sei que é possível deixar a droga para trás; eu sou a prova disso. Eu pensei em me tratar e ir embora, mas aqui eu aprendi a ter habilidade para viver a minha vida, a trabalhar meus medos e hoje posso ser espelho para muitas pessoas na mesma situação em que estive um dia. Tenho muito orgulho de trabalhar na Reencontro, porque aqui eu posso ser uma pessoa melhor a cada dia”, relatou.

11/03/2016