01 MAR 2016
Vinhedo recebe delegação chinesa da província de Nighsia

Uma delegação com 10 integrantes da província de Nighsia, região autônoma da China, visitou na manhã desta segunda-feira, dia 29, a Prefeitura de Vinhedo. Eles foram recebidos pelo Prefeito Jaime Cruz e pelo secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Marcos Ferraz, que frisaram a importância de fortalecer as relações entre as cidades para a troca de experiências em diversas áreas.

“Desejamos estreitar cada vez mais os laços diplomáticos com cidades do exterior interessadas em conhecer a realidade de Vinhedo, bem como trabalhar em uma perspectiva de aumentar as relações de cooperação e amizade”, afirmou o Prefeito Jaime Cruz.

O secretário Marcos Ferraz detalhou aos chineses que a uva é o principal produto agrícola do município e citou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Vinhedo como um dos maiores do país. “Vinhedo sempre foi conhecida nacionalmente pela qualidade de vida oferecida aos seus moradores, pelo alto índice de desenvolvimento humano e pelo destaque regional nos quesitos educação e saúde”, explicou Marcos Ferraz.

Vinhedo está entre as melhores cidades do Brasil para fazer negócios. Estudo realizado pela consultoria Urban Systems e publicado na edição 1.100 da Revista Exame apontou Vinhedo como a melhor cidade entre 50 mil e 100 mil habitantes, para novas oportunidades.

Para o Cônsul chinês, Yu Yong, Vinhedo é uma cidade muito harmoniosa. “Estamos impressionados com a qualidade do serviço público prestado à população”.

Vitivinicultura

O Cônsul chinês, Yu Yong, explicou que a província de Nighsia tem apresentado bons resultados na produção de vinho. Foi de lá que saiu o primeiro vinho chinês a receber uma importante distinção internacional; o Jia Bei Lan Cabernet 2009, da vinícola He Lan Qing Xue, foi premiado pela revista britânica Decanter como o melhor varietal bordalês abaixo de 10£ em 2011. Ele explicou que nos últimos anos, a China tem se firmado como um dos mais importantes mercados no mundo do vinho. Em 2016, os chineses devem assumir o posto de segundo maior país consumidor, com 250 milhões de caixas, atrás apenas dos Estados Unidos, com uma previsão de 350 milhões de caixas.

Para conhecer de perto a produção dos vinhos artesanais em Vinhedo, a comitiva foi convidada pelo Prefeito Jaime Cruz e pelo secretário Marcos Ferraz, a conhecer a maior adega aberta ao público do município, Adega da Família Ferragut, localizada na Av. Rosa Zanetti Ferragur.

A propriedade administrada pelo senhor Carlos Ferragut e seu filho Ricardo, possuem mais de 5 mil pés de uva e produzem deliciosos sucos naturais, livres de conservantes, além dos vinhos artesanais, cachaças, geléias, entre outros produtos.

A visita incluiu a apresentação da história da família, visitação às parreiras, aos processos de produção de vinho e suco, além da degustação dos produtos.

01/03/2016
Vinhedo recebe delegação chinesa da província de Nighsia