Hospital deve estar em pleno funcionamento no mês de abril
Nesta terça-feira, dia 16, a Santa Casa de Vinhedo recebeu os equipamentos de filtro de ar que compõem o Sistema de Climatização e Controle de Contaminação que estão sendo instalados no Centro Cirúrgico e na UTI – Unidade de Terapia Intensiva – do hospital.
As duas alas recebem melhorias atualmente, com finalização de forros e base para instalação dos Sistemas de Climatização e Controle de Contaminação, que são equipamentos específicos para serem utilizados em área hospitalar. O processo de instalação dos dutos dos aparelhos já foi concluído. Os equipamentos serão, posteriormente, colocados nos locais adequados e instalados assim que a rede do sistema elétrico for concluída. Na sequência será feita pintura, instalados pisos colocados equipamentos como mesa e foco cirúrgico.
Com a finalização das obras, o número de leitos da UTI passará de 6 para 11, somente com otimização das instalações e readequação de espaço físico. Na ala já foi feita instalação da rede de canalização de gás apropriada e da área de controle de distribuição do mesmo, que estará ligada a respiradores que atenderão pacientes internados na UTI. Os gases medicinais incluem oxigênio, ar comprimido e óxido nitroso. Foi refeito também todo o sistema elétrico.
A reforma e readequação do Centro Cirúrgico possibilitará a ampliação de 3 para 5 no número de salas que serão utilizadas para cirurgias. No local, já foi feita a instalação de gás, incluindo testes de vazamentos. Ao lado do Centro Cirúrgico será instalada a sala pré-parto na ala da maternidade.
Maternidade
Também está sendo reformada e readequada a Maternidade da Santa Casa. Os trabalhos contemplam a substituição de todo o sistema elétrico da Maternidade, para adequar o cabeamento, instalação de tomadas que não existiam e sistema de distribuição de energia elétrica nos leitos, de acordo com as normas vigentes para ala hospitalar. Antigamente, a carga elétrica que chegava aos quartos não era suficiente para todos os chuveiros funcionarem de forma adequada. Está sendo feita a revisão da instalação de gases (oxigênio e ar comprimido). O trabalho será concluído com a pintura em todos os quartos hospitalares.
“As obras feitas no local irão proporcionar a construção de uma nova Maternidade, com muito mais qualidade”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
A proposta da Prefeitura é reabrir a Santa Casa em abril, mês de aniversário da cidade.