02 FEV 2016
Prefeitura cria Comitê Municipal Intersetorial de Vigilância e Controle da Dengue

Por meio do Decreto nº31, o prefeito Jaime Cruz criou nesta semana o Comitê Municipal Intersetorial de Vigilância e Controle da Dengue de Vinhedo.

Instituído em caráter permanente, o Comitê terá a missão de acompanhar e estabelecer estratégias de ações voltadas à prevenção e controle da dengue e outras arboviroses.

A criação do Comitê Municipal é uma sugestão do Conselho de Desenvolvimento da RMC – Região Metropolitana de Campinas – para realização de ações conjuntas entre as 20 cidades.

Como medida emergencial, o prefeito Jaime Cruz seguiu recomendações da diretoria regional de saúde e determinou a criação de um Comitê Municipal Intersetorial para realizações integradas a serem realizadas no município para combater as doenças e evitar a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

“Este Comitê terá o papel de desenvolver medidas para combater o mosquito transmissor das doenças na cidade e precisamos muito do apoio e envolvimento da população para combater e eliminar os criadouros. Estas doenças viraram questões de saúde pública e por isso a população precisa nos ajudar nesta ação preventiva tão importante para garantir a saúde de nossa população”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

O Comitê de Vinhedo terá a função de promover a intersetorialidade, propiciando ações integradas e coordenadas para prevenção e enfrentamento da dengue, além de favorecer as tomadas de decisões e agilidades nos processos administrativos necessários.

Será subordinado diretamente à Secretaria de Governo, vinculado à Secretaria de Saúde e terá representantes das secretarias de Governo, Saúde, Educação, Fazenda, Administração, Serviços, Meio Ambiente e Urbanismo, Transporte e Defesa Social, Sanebavi. Entidades também poderão ser convidados a compor o Comitê.

Com a criação do Comitê Municipal Vinhedo fará parte do Comitê Microregional Intersetorial, para o desenvolvimento de ações conjuntas entre os municípios. Vinhedo fará parte do comitê três, do qual também farão parte as cidades de Campinas, Indaiatuba, Itatiba, Morungaba e Valinhos.

Aedes Aegypti

A principal ação de combate ao mosquito é evitar sua reprodução. O Aedes Aegypti se prolifera nos locais onde se acumula água. Por isso, é importante não deixar recipientes expostos à chuva, além de tampar caixas d’agua e piscina. Recomenda-se também a instalação de telas de proteção em janelas e portas e o uso de repelentes.