A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Transportes e Defesa Social, está na fase final do processo para iniciar a implantação de lombadas eletrônicas, novos radares e mais semáforos com controle de velocidade.
“São medidas para melhorar a segurança da população e a fluidez do trânsito na cidade”, afirma o Prefeito Jaime Cruz.
Segundo o Secretário de Transportes e Defesa Social, Toninho Falsarella, as lombadas que estão nas nossas ruas e avenidas serão trocadas por lombada eletrônica, que embora tenham esse nome, não oferecem uma barreira física para o veículo transpor, e têm várias vantagens:
“A lombada igual a que temos hoje na cidade atrapalha e pune todos os motoristas, enquanto que a lombada eletrônica pune só os infratores de velocidade”, afirma.
Um bom exemplo desses benefícios pode ser melhor entendido com a Estrada da Capela, hoje com mais de dez lombadas nos dois trechos. Supondo que a velocidade que será estabelecida para essa via seja de 50 km por hora, o motorista que percorrer o trecho com essa velocidade constante vai ganhar tempo; os passageiros dos ônibus viajarão mais confortavelmente sem as paradas nas lombadas; o meio ambiente será beneficiado com a diminuição de redução de marchas e até a poluição sonora vai diminuir, beneficiando toda a coletividade e punindo apenas os infratores.
Outra novidade que chega com as mudanças são os novos radares, que vão substituir os já existentes e instalados em mais semáforos.
“Essa é a novidade. O motorista que for flagrado cruzando a via acima da velocidade mesmo no sinal verde, será multado”, afirma Falsarella.
Além dessa alteração, alguns radares serão remanejados de local e outros novos serão instalados. Um dos locais que terá o radar remanejado será na Av. Apparecida Tellau Seraphim, que virá para mais perto do acesso da entrada do condomínio São Joaquim. Os novos pontos com radar devem ser na ligação entre Vinhedo e Itatiba, nas proximidades do Condomínio Santa Fé e também na Rua Afonso Garbuio. Os semáforos equipados com radares de controle de velocidade devem ser instalados em trechos da Estrada da Boiada, Estrada da Capela, Afonso Garbuio e Av. Independência com Rosa Zanetti Ferragut.
“Temos um problema com os motoristas que entram na cidade para fugir do pedágio, que muitas vezes desrespeitam as leis de trânsito e essa tecnologia é um dos inibidores dessas ações, sempre pensando na segurança da nossa população”, afirma Falsarella.
Segundo o Secretário de Transportes e Defesa Social, a ideia é evitar mais semáforos na cidade. “O semáforo para o trânsito e essas medidas que estamos adotando podem até diminuir a velocidade, mas dão fluidez ao trânsito e sempre é melhor andar em menor velocidade do que parar”, afirma.
Tecnologia
Os novos equipamentos a serem instalados trazem o que há de mais moderno em tecnologia. “Os radares funcionam a laser e não há a necessidade de rasgar o asfalto para a sua instalação” afirma Falsarella.
Outro benefício é que tanto a lombada eletrônica como o radar serão integrados ao sistema de segurança já existente na Secretaria de Transportes e Defesa Social.
“Os sistemas são compatíveis e se uma placa de veículo for inserida, ele será detectado ao passar por esses novos locais”, afirma Toninho Falsarella.