Ao todo, foram 2 prêmios conquistados, título de “Destaque do ano”, concorrendo com 29 municípios e prêmio de “Melhor Projeto de Educação Ambiental” , em que 5 municípios tiveram a oportunidade de apresentarem seus projetos
A premiação dos destaques do ano do projeto “Gota D’agua” do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), realizada na manhã desta quinta-feira, dia 12, na cidade de Valinhos, premiou as Prefeituras detentoras das melhores práticas de educação ambiental deste ano. Vinhedo foi a cidade escolhida num grupo de cinco municípios que se destacaram: Bragança Paulista, Extrema, Jaguariúna e Rio Claro.
Estiveram presentes a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti, gestoras da pasta e representando o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, José Carlos Bellussi Junior — diretor de Meio Ambiente.
A professora Adriana Abrahão Facundes apresentou um dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, com alunos do 5o ano C da EM Dra Nilza Maria Carbonari Ferragut, localizada no bairro da Capela. As crianças saíram a campo para visitar a área verde próxima a unidade escolar, onde puderam fazer a observação da erosão, vazão do córrego e qualidade da água.
Após elaborarem um relatório, as crianças produziram um Biomapa — representação de um espaço, de acordo com a visão de quem vive/usa o mesmo; demonstrando conhecimento do entorno da escola e os serviços públicos ali existentes e os desejáveis.
A gerente de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Rosângela Grigolleto, explicou sobre a parceria com a Saneamento Básico Vinhedo — Sanebavi, em que foi feita a distribuição e o monitoramente do uso de redutores de vazão nas escolas municipais, além de palestras em indústrias, grupos da Terceira Idade, Grupo de Escoteiros e escolas municipais e particulares, sobre a problemática da escassez hídrica.
Para José Carlos Bellussi, a participação do Consórcio PCJ em todo o processo possui grande importância para o município e agradeceu o apoio em mais essa conquista.
Desde 1994 a Prefeitura de Vinhedoaderiu à atividade de educação ambiental, com a realização de ações envolvendo a conscientização em relação ao uso da água e ao meio ambiente. A primeira unidade de ensino a implantar o programa do PCJ foi a E.M. Professor Claudio Gomes, localizada no Centro.
A secretária Claudinéia Vendemiatti agradeceu em nome do Prefeito Jaime Cruz, este prêmio do Consórcio PCJ e disse que o objetivo da Administração é fazer da sociedade sua aliada, destacando o trabalho voltado para a mudança de comportamento dos munícipes. “Estamos muito satisfeitos com mais esse reconhecimento e por podermos divulgar o programa que se destaca por abranger um conjunto de ações continuadas, ou seja, em Vinhedo o trabalho de educação ambiental é permanente”, enfatizou.