Durante o ano são distribuídos de forma gratuita aos alunos da Rede Municipal de Educação cerca de 17 mil kits de higiene
Para auxiliar na garantia da saúde bucal das crianças que frequentam as unidades de ensino infantil da Rede Municipal de Educação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta semana a reposição do kit de saúde bucal, composto por escova, creme e fio dental. A ação educativa faz parte do trabalho desenvolvido pela Prefeitura para levar atividades de prevenção odontológica para dentro das unidades de ensino.
A entrega gratuita dos materiais está sendo feita por profissionais de saúde fantasiados de dentinho e por uma dentista da Rede Municipal de Saúde, com objetivo de intensificar a escovação dentária na idade infantil.
A reposição iniciou pelo CEI – Centro de Educação Infantil Visconde de Sabugosa, na Capela, na manhã desta segunda-feira, dia 9.
Cerca de 3 mil crianças que frequentam creches e pré-escolas estão sendo beneficiadas.
Esta semana também começa a reposição de kits aos mais de 3.600 alunos do ensino fundamental I. No início do ano tanto os alunos do ensino infantil como do fundamental I já haviam recebido um kit juntamente com o trabalho desenvolvido pela equipe de odontologia da Prefeitura, nas unidades de ensino, de orientação sobre a maneira correta de cuidar da saúde bucal. A reposição é feita sempre no final do ano.
Já os alunos do fundamental II e EJA – Educação de Jovens e Adultos recebem um kit por ano.
Durante todo ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, totalizará 17 mil kits de saúde bucal entregue a todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino, incluindo o material de reposição.
Além da entrega do kit, cada faixa etária de aluno tem uma atividade adequada para o seu aprendizado e diferente todo o ano.
“Desta maneira é possível proporcionar orientação odontológico pelo menos uma vez por ano às nossas crianças, adolescentes e adultos que frequentam a Rede Municipal de Ensino; uma ação importante e eficaz na promoção e manutenção da saúde”, declarou o prefeito Jaime Cruz.
Além das atividades desenvolvidas nas unidades de ensino de Vinhedo, a equipe de odontologia da Prefeitura também oferece atendimento à população nas Unidades de Saúde da Vila Planalto, Vila João XXIII, Casa Verde, Três Irmãos, Von Zuben e Policlínica da Capela.
Segundo dados apresentados recentemente na audiência pública pelo secretário de Saúde, José Luís Bernegossi, a área odontológica é uma das mais procuradas na Rede Municipal de Saúde, pela qualidade dos serviços oferecidos à população. Os serviços incluem atendimento odontológico a idosos, adultos, adolescentes, crianças e bebês.
De acordo com a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre deste ano foram realizadas cerca de 14 mil consultas odontológicas neste período, com mais de 38 mil procedimentos. O número de usuários atendidos chega a 5.400.
Também compõem os serviços odontológicos da Rede Municipal de Saúde o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, que concentram especialidades dentárias específicas como endodontia (canal), tratamento de próteses, ortodontia preventiva (programa de maluclusão destinado às crianças com idade pré-escolar), cirurgia oral menor e tratamento de pacientes especiais.