População tem computadores e acesso gratuito à Internet para pesquisas, trabalhos escolares, envio de currículo, imprimir exames laboratoriais e solicitar 2a via de documentos, por exemplo
Após realizar as adequações necessárias, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, reabriu esta semana o espaço onde funciona o Programa Acessa São Paulo, localizado na Rua Antonio Amstalden, s/no, junto ao prédio do CRAS no bairro da Capela. A estrutura formada por 8 computadores com acesso à Internet está à disposição do cidadão gratuitamente.
“Esta iniciativa beneficia muitas pessoas que precisam pedir uma segunda via de documento, uma religação de energia elétrica, enviar um currículo e assim por diante, constituindo-se em uma verdadeira inclusão digital”, afirma o Prefeito Jaime Cruz.
Estão na lista de serviços que o vinhedense pode utilizar na rede, a solicitação de segunda via de contas (água, luz, telefone, gás), resultados de exames laboratoriais, mensalidades escolares, currículos, boleto de pagamento, inscrição em concursos públicos, acessar multas de trânsito, processos na justiça, entre outros que o monitor no local pode ajudar a esclarecer.
O período de utilização por pessoa é de uma hora, sendo permitido o uso do serviço mais de uma vez por dia. Para utilizar basta apresentar o RG e um documento com foto e realizar um rápido cadastro no mesmo local.
Menores de 16 anos devem se cadastrar na presença de um responsável e os menores de 11 anos precisam levar um adulto, inclusive quando da utilização do computador. Mais informações sobre o Acessa São Paulo através do telefone: 3886-5477 — falar com Nair Marinho.
O Programa Acessa São Paulo é um programa de inclusão digital que tem o objetivo de promover o desenvolvimento social, cultural e econômico da população, através do acesso à tecnologia da informação, garantindo ao cidadão o acesso às tecnologias e a promoção do conhecimento, educação e desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental, além de ser um canal de comunicação entre governo e cidadão na prestação de serviços e informações.
Vinhedo Digital
A implantação da Cidade Digital da Prefeitura de Vinhedo, criado em 2009, é uma iniciativa da Prefeitura de Vinhedo que tem enfoque no pleno atendimento ao cidadão em todos os serviços públicos que busca na cidade, garantindo acesso aos dados e informações públicas, de forma fácil e rápida.
Para isso, a Prefeitura coordenou a instalação de 80 km de fibra óptica na cidade, que além de oferecer esse serviço ao cidadão, permitiu a modernização e informatização dos órgãos públicos, conectadas via fibra, com alta performance na transmissão de dados e, também, com amplo sistema de segurança de transmissão e armazenamento dos dados, que garante, privacidade.
A partir de 2013, com a instituição do Cadastro Único do Cidadão, foi possível organizar uma base de dados atualizada e confiável dos cidadãos residentes na cidade. A manutenção destes dados atualizados é fundamental para o planejamento das ações de governo e permite aos gestores o conhecimento da demanda por serviços públicos e a priorização do gasto das verbas públicas na elaboração do orçamento municipal.
Com o cartão não é necessário apresentar novamente os documentos nas Unidades Básicas de Saúde. O cidadão tem acesso, pelo sistema, à marcação de consultas, retirada de medicamentos e agendamento de exames, por exemplo, além de acesso às piscinas municipais.
Na Educação, além dos benefícios disponibilizados on line como consulta ao rendimento escolar e frequência bimestral dos alunos matriculados nas escolas municipais, o responsável e a criança tem seus dados cadastrados na Central SIM. O estudante universitário que busca a gratuidade do transporte escolar efetua o cadastro na Central SIM e recebe seu Cartão Cidadão para ter direito ao benefício. As inscrições para as creches municipais também são feitas com o cartão cidadão.
A tecnologia também permite a abertura de empresas de forma rápida com o SIM-Empresa Fácil, destinado aos que exercem qualquer atividade econômica na cidade, pois o sistema permite que o solicitante possa iniciar, e acompanhar a abertura e início de atividades, alteração cadastral e o encerramento da inscrição municipal de empresas ou de profissionais autônomos pela internet — com a utilização de senha pessoal –poupando tempo e dinheiro, uma vez que não é necessário mais se deslocar até o atendimento presencial para fazer estas solicitações, além de não pagar para dar entrada nos requerimentos.
O cartão permite ao cidadão ainda acessar serviços oferecidos pelas várias secretarias municipais, além de utilizar a internet com a ajuda da Infovia Municipal, bastando para isso solicitar esse acesso na central SIM Vinhedo digital e adquirir o kit de acesso.