Entre milhares de atletas de todo o Brasil os vinhedenses se destacaram ao participar do Campeonato Brasileiro de Karatê, que ocorreu entre os dias 15 e 18 de outubro, em Joinville, Santa Catarina.
A equipe vinhedense, formada pelos atletas Lucas Rocha da Silva, Adriano Nascimento Araújo, Vivian do Amaral Horing, Milton Cassoli de Oliveira Filho, sob comando do técnico Jefferson Pereira da Cruz, participou da etapa final do campeonato, promovido pela Confederação Brasileira da modalidade, e garantiu novas conquistas para o quadro de medalhas de Vinhedo.
Na luta feminina até 68 quilos a atleta Vivian do Amaral Horing conquistou a medalha de ouro. O atleta Milton Cassoli ficou com a medalha de prata na modalidade katá juniores. Lucas Rocha conquistou a medalha de bronze na luta para atletas até 13 anos. Bronze também para Adriano Araújo na luta masculina até 60 quilos.
Para participarem da fase final do Campeonato os atletas vinhedenses se classificaram em outras três etapas. Segundo o professor e técnico da equipe foi o melhor empenho da equipe vinhedense na história do Campeonato Brasileiro. “O campeonato apresenta um nível técnico muito elevado e nossos atletas mostraram desempenho equivalente aos atletas mais experientes. Agora, estamos trabalhando para conquistarmos vagas nos campeonatos internacionais”, comentou Jefferson.
Mais de 1.600 atletas de todo o Brasil participaram do Campeonato.
Os quatro atletas representantes de Vinhedo no Campeonato Brasileiro de Karatê são alunos do programa Escolinhas Esportivas.
“Feliz por saber que o nosso programa proporciona tantos frutos para os moradores de Vinhedo. É um orgulho para a nossa cidade porque este programa tem um caráter social muito importante, por oferecer de graça, a milhares de pessoas, incentivo à praticar esportiva”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Pelo programa, a Prefeitura oferece a todos os moradores da cidade, a partir dos 5 anos de idade, aulas gratuitas de karatê. A modalidade é oferecida no Centro de Excelência Esportiva. A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura também desenvolve o projeto Karatê para Todos, oferecendo a modalidade em entidades assistenciais e unidades da Rede Municipal de Ensino, no contraturno escolar. Segundo explicou o secretário de Esporte e Lazer, Gustavo Zampieri, a proposta do projeto Karatê para Todos é oferecer a modalidade dentro da instituição para beneficiar crianças e adolescentes que não têm condições se locomoverem ao Centro de Excelência Esportiva, na região central.
Mais de 5 mil pessoas beneficiadas
Hoje, cerca de 5 mil moradores de Vinhedo, crianças, jovens, adultos e idosos, participam do projeto Escolas de Esportes da Prefeitura e praticam atividades gratuitas em mais de 20 modalidades esportivas: atletismo, basquetebol, karatê, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, taekwondo, hidroginástica para gestantes, hidroginástica, futebol, futsal, handebol, natação, vôlei, além das duas modalidades de esportes radicais, slackline e skate.
Há, ainda, modalidades adaptadas exclusivamente aos moradores com mais de 50 anos e que incluem hidroginástica, vôlei, alongamento, coreografia, ginástica geral, relaxamento e dança, tai chi chuan. Na Secretaria de Esporte e Lazer também existe o Departamento de Esportes Especiais, em que são oferecidas as modalidades natação, atletismo e futsal para atletas com deficiência.
A lista completa das modalidades pode ser consultada neste site ou.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Esportes e Lazer pelo telefone 3846-7155.
Novas competições de Karatê
No próximo dia 8, em Itupeva, 60 alunos, com idade entre 5 a 51 anos, do programa Escolas Esportivas da Prefeitura participam da Copa Subaru de Karatê. A competição contará com a presença de 500 atletas.