Profissionais de saúde do estado de São Paulo foram convidados para o evento promovido pela Prefeitura em parceria com o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, por meio do programa Melhor em Casa
Vinhedo irá sediar na próxima segunda-feira, dia 19, o primeiro Fórum Estadual sobre Serviços de Atenção Domiciliar. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, por meio do programa Melhor em Casa.
O Fórum traz uma vasta programação sobre o tema, com palestras e mesa de debate, para discutir a organização e a construção desta modalidade de cuidados.
O evento pretende reunir no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus cerca de 500 profissionais de saúde de todo o estado de São Paulo. A entrada é gratuita, porém é necessário realizar a inscrição antecipadamente (veja como abaixo).
Para o prefeito Jaime Cruz o Fórum será um momento importante e enriquecedor de luta por melhorias na área da saúde, já que irá reunir os municípios e representantes dos SAD – Serviços de Atenção Domiciliar – para debaterem suas experiências; envolver representantes do meio científico na discussão e problematização de assuntos pertinentes ao SAD de forma a propiciar a qualificação da gestão e promover o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores, gestores, trabalhadores e estudantes das áreas de saúde e sociedade civil. Será também uma ótima oportunidade para os municípios que pretendem aderir ao programa obterem ainda mais informação. “Temos em Vinhedo o nosso serviço de atendimento domiciliar que é o PAMDA, desenvolvido com muita responsabilidade e competência por nossa equipe técnica para proporcionar atendimento de qualidade, em casa, para quem precisa deste serviço”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Segundo explicou o secretário de Saúde, José Luís Bernegossi, sediar este evento estadual tem um significado importante para a equipe técnica da Secretaria de Saúde de Vinhedo, formada por profissionais que trabalham e se dedicam à promoção e a proteção da saúde da população.
PAMDA de Vinhedo
A cidade de Vinhedo está cadastrada no programa Melhor em Casa, do Governo Federal, desde 2012, por meio do PAMDA – Programa de Atenção Multidisciplinar Domiciliar, que proporciona atendimento multidisciplinar, em casa, a pacientes acamados.
Estes procedimentos incluem atendimento médico, odontológico, de enfermagem, nutricional, de fisioterapia, de fonoaudiologia, psicologia, além de serviço social prestado oferecido à família.
Segundo a coordenadora do PAMDA, Andreia Marson, a atenção domiciliar representa uma mudança no modelo de atenção à saúde e requer reflexão sobre as concepções de saúde e de vida que sustentam a organização do atendimento no domicílio, que nesta visão se torna um ambiente terapêutico e de promoção da saúde. “Pretendemos neste evento sensibilizar gestores para os desafios deste modelo de atenção, bem como promover inovação e disseminação do conhecimento científico para equipes de atendimento domiciliar no enfrentamento de problemas de sua prática de atuação”, explicou a coordenadora do serviço de Vinhedo.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no telefone do PAMDA 3886-3487.
Como participar
Para participar do 1º Fórum Estadual sobre Serviços de Atenção Domiciliar é necessário realizar inscrição antecipadamente em https://www.mitraonline.com.br/pamda
Serviço
Fórum Estadual sobre Serviços de Atenção Domiciliar
Data: 19 de outubro
Horário: a partir das 8h
Local: Teatro Municipal de Vinhedo
– 8h – Recepção dos participantes
– 8h30 – Cerimônia de abertura
– 9h – Palestra de Abertura: Impacto da implantação do melhor em casa no Brasil – Diego Meloni – Consultor Técnico do Ministério da Saúde para o Estado de São Paulo
– 10h – Debate sobre o tema apresentado
– 10h30 – Coffee Break
– 11h – Relatos de Experiências dos Serviços de Atenção Domiciliar
SAD Vinhedo – Andréia Marson
SAD Hortolândia – Rosiani Conceição Fernandes
SAD Jaguariúna – Maria Madalena Souza Bento
– 12h – Pausa para almoço
– 13h30 – Mesa Redonda: A transferência de cuidados e a figura do cuidador na atenção domiciliar.
Silvia Maria Santiago – Professora Departamento de Saúde Coletiva da UNICAMP
Paula Bertoluci Alves Pereira – Apoiadora em Saúde –SMS São Bernardo do Campo
Ana Lúcia Tomazzine – Médica SAD/SUL Campinas
– 15h: Coffee Break
– 15h30: Cuidados Paliativos na Atenção Domiciliar
Relato de Experiência do Município de Volta Redonda – RJ – Marta Lucia Pereira
Cuidando de quem cuida – Prof. Nely Nucci