O interesse pela leitura nas escolas vinhedenses é reforçado pelos números presentes no Censo Escolar 2014, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e compilados pelo portal Qedu.
Segundo o levantamento, Vinhedo está em melhor situação entre todas as 20 cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC); são 35 escolas municipais, sendo que 54% delas possuem biblioteca, enquanto que na rede estadual em Vinhedo, esse número cai para 33%.
Apesar de o município ocupar a melhor posição da RMC, o Censo não computou as unidades escolares que possuem apenas bibliotecas de classe, brinquedotecas ou espaços adaptados para garantir o trabalho com leitura. Portanto, se acrescidas as escolas EM Dr. Abrahão Aun e EM Dra. Nilza Maria Carbonari Ferragut, o Censo Escolar 2014, apresentaria Vinhedo com uma taxa de 100% de escolas da Rede Municipal com bibliotecas.
Um dos maiores acervos da Rede Municipal encontra-se na EM Jair Mendes de Barros, no Jd. Três Irmãos. São mais de 5 mil obras, divididas em contos, crônicas, poemas, policiais e acervo pedagógico para pesquisa de professores.
Outro exemplo, é a EM Integração, no Centro, que possui 500 alunos e um acervo bibliográfico formado por 805 didáticos, 1252 de literatura infantil e 535 infanto juvenil. “Não se nasce professor, por isso o interesse pelo ensino e pela pesquisa são importantes para a vida profissional do professor, em qualquer nível ou área. Nosso objetivo é fornecer subsídios teóricos e práticos suficientes para que estes profissionais atuem com ainda mais competência”, analisa o Prefeito Jaime Cruz.
As escolas públicas, municipais e estaduais, da RMC somam 1249 unidades sendo que apenas 190 contam o espaço para biblioteca. Dessas 190 escolas com biblioteca, a maioria se concentra nas unidades gerenciadas pela rede municipal de ensino; são 173 e apenas 17 escolas estaduais com o espaço.
No total, o município de Vinhedo possui 19 bibliotecas distribuídas entre as escolas municipais do Ensino Fundamental.
Já em relação ao acesso à Internet, o percentual das escolas municipais de Vinhedo, possui o expressível número de 86%. Para a secretária da pasta, Claudineia Vendemiatti, a infraestrutura das escolas reflete no rendimento escolar dos alunos. “O estímulo à leitura proporciona não somente a formação cultural, mas, principalmente a cidadania. Esse reconhecimento pelo Inep nos estimula a elevar ainda mais a qualidade da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo”, destaca.
“Recebemos a notícia com muita alegria, pois vem ao encontro de nossa proposta pedagógica, demonstrando que nossos investimentos de estímulo à leitura estão efetivamente promovendo a formação educacional, cultural e de cidadania aos mais de 10 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo”, diz o Prefeito Jaime Cruz.
Cidade Biblioteca
Americana 18%
Artur Nogueira11%
Campinas 27%
Cosmópolis 32%
Engenheiro Coelho 33%
Holambra 0%
Hortolândia 4%
Indaiatuba 8%
Itatiba 7%
Jaguariuna 40%
Monte Mor 23%
Morungaba 22%
Nova Odessa 32%
Paulínia 33%
Pedreira 9%
S. Barbara D’oeste0%
S. A. Posse 7%
Sumaré 14%
Valinhos 14%
Vinhedo 54%