Com recursos do Fundocamp, por meio da Agemcamp – Agência Metropolitana de Campinas – será aberto nesta quarta-feira, dia 9, o processo de licitação para aquisição de um veículo modelo Van destinado exclusivamente às ações de combate à dengue em Vinhedo.
O veículo terá capacidade para transportar 16 oficiais de zoonoses, além de equipamentos e irá contribuir para o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e de Serviços.
Por meio da operação Vinhedo Sempre Limpa o município tem intensificado os serviços de limpeza nos bairros de Vinhedo para eliminação de possíveis criadouros da dengue. A operação tem como objetivo principal trabalhar a limpeza da cidade e, principalmente, conscientizar a população sobre o descarte correto de lixo e o combate preventivo à dengue.
As visitas em residências e estabelecimentos comerciais também estão sendo feitas com frequência pelos oficiais de zoonoses com objetivo de orientar a população sobre medidas simples que possam contribuir para evitar água parada, já que a participação popular é fundamental para combater a proliferação do mosquito Aedes Egyptis.
Semanalmente, as equipes de limpeza percorrem diferentes bairros da cidade para realizar o trabalho de capinação, roçagem e retirada de lixo e entulho, tanto de áreas públicas, incluindo vielas, como terrenos particulares.
Por meio do Decreto nº 77, a Prefeitura instituiu em abril deste ano o Estado de Alerta e Combate à Dengue, regulamentando os procedimentos de Vigilância em Saúde (sanitária, epidemiológica e zoonoses), visando o combate à dengue. O decreto autoriza, por exemplo, o ingresso forçado em imóveis particulares, nos casos de recusa ou ausência de alguém; a obrigatoriedade das imobiliárias permitirem acesso aos agentes de saúde para vistorias nos imóveis sob sua responsabilidade; e ainda a manutenção em terrenos sem construção ou em obras em andamento. O serviço é efetuado pela Prefeitura, que promove a cobrança de eventuais despesas, na forma do Decreto Municipal 273/2014, de acordo com o Código Sanitário Estadual e o Código de Postura Municipal. O valor será calculado de acordo com a metragem da área.
Ações permanentes
As ações de combate à dengue são permanentes no município. A visita dos oficiais de zoonoses nas residências de Vinhedo ocorre pelo menos 3 vezes ao ano, com entrega de folhetos informativos.
As operações de bloqueio de foco são desencadeadas a partir da notificação de suspeita ou confirmação de um caso de dengue. São visitados todos os domicílios localizados no raio de 500 metros da propriedade do indivíduo suspeito, além da reforçar as informações junto à população.
A Secretaria de Saúde intensifica o trabalho em pontos estratégicos da cidade com visitas a cada 15 dias em locais em que há grande quantidade de água acumulada e possíveis criadouros, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos. Também são feitas visitas em imóveis considerados especiais, como empresas e alguns prédios públicos.
Cuidados necessários
Para preservar a saúde da população, elimine de sua casa ou do seu trabalho a água acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas ou pneus; mantenha a caixa d´água bem fechada. Essas atitudes simples podem impedir a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti.
Como suspeitar de dengue
Se tiver febre acima de 38º associada a dois ou mais sintomas como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo, manchas vermelhas pelo corpo, pode ser dengue. Neste caso, procure imediatamente o serviço de saúde, beba grande quantidade de água e outros líquidos para se hidratar. Se você tiver dor na barriga, vômitos de repetição, sangramento, irritabilidade ou sonolência, a partir do terceiro dia, pode ser sinal de piora da doença.
A dengue é uma doença grave e pode matar. No serviço de saúde o paciente receberá atendimento médico, tratamento adequado e acompanhamento. Em caso de emergência o cidadão deve procurar a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, localizada na Rua Engenheiro Aurélio José Frediani, 45, Jardim Alves Nogueira.
Operação Vinhedo sempre limpa
Durante a Operação Vinhedo Sempre Limpa são executados nos bairros trabalhos de melhorias e limpeza simultaneamente, como retirada de poda e entulho de construção; coleta de lixo eletrônico como pilhas, baterias, monitores; corte de mato; pintura de guias; varrição de ruas em praças públicas; operação tapa-buracos; instalação de placas educativas com os dizeres “Proibido Jogar Lixo”; troca de lâmpadas em iluminações públicas.
A população poderá deixar entulhos e objetos inservíveis nas calçadas para serem retirados pela equipe cata-bagulho da Prefeitura, nos dias correspondentes à campanha no bairro.
Para evitar prejuízos como a perda de materiais de construção deixados nos passeios públicos, a Prefeitura orienta que o material utilizado na construção civil seja colocado no interior da propriedade, conforme prevê o código de postura. Ao contrário, o material deixado na calçada será recolhido pela equipe de limpeza da Prefeitura.
Durante a operação, a Prefeitura também realiza melhorias em áreas públicas, com conserto e manutenção dos brinquedos e troca de areia dos parquinhos.
A Operação Vinhedo Sempre Limpa iniciou em agosto e encerra na primeira semana de outubro, após percorrer todas as regiões da cidade. Para a operação, a cidade foi dividida em 11 regiões.