A Prefeitura de Vinhedo avançou muito nos últimos anos no que diz respeito à Educação no município, em especial na Educação Infantil. Avanços que abrangem alunos, famílias e profissionais.
Atualmente, a cidade conta com 19 Centros de Educação Infantil, que atendem 3.363 crianças. As turmas a partir do Maternal I, que são compostas por crianças de 2 a 5 anos, possuem aulas com professores de Educação Infantil, e também professores especialistas em Inglês, Educação Física e Arte.
Vinhedo é uma das poucas cidades do Brasil a oferecer o período integral para alunos de 4 e 5 anos, o que não é obrigatório por lei, e ultrapassa 85% dos matriculados com esse benefício. Neste caso são 1.301 crianças atendidas, que frequentam a creche no contraturno escolar, e durante a permanência nos Centros de Educação Infantil são acompanhadas pelos auxiliares e recebem até 6 refeições diárias.
Os avanços na Educação aconteceram em diversos aspectos, e também no que se refere ao aumento do número de vagas de creche, que saltou de 495 vagas em 2009, para 1768 este ano. Para atender o crescimento da demanda, dos 120 colaboradores, na época nomeados como monitores ou babás, o quadro de apoio praticamente triplicou para os atuais 546 auxiliares de educação infantil. Atendendo ainda às reivindicações da categoria, em 2012 a Prefeitura reduziu a jornada de trabalho desses colaboradores, de oito para seis horas diárias, sem redução de salário.
A formação da equipe gestora também mudou, antes era composta por um (a) coordenador (a) e um (a) assistente de secretaria por Centro de Educação Infantil. Hoje temos um (a) diretor (a), um coordenador (a) pedagógico (a), um (a) gestor (a) de creche e um (a) assistente de direção. Algumas unidades também contam com oficial de escola, visando suprir todas as necessidades do atendimento diário.
Vale ressaltar também que, buscando a valorização do cargo do auxiliar de Educação Infantil, no mês de agosto de 2018 foi criada uma Comissão com representações (titulares e suplentes) de todos os Centros de Educação Infantil, e desde então foram realizadas sete reuniões com o objetivo de se discutir e elaborar uma minuta de Plano de Carreira direcionado à categoria, conforme prevê o Plano Municipal.
Sobre as últimas reivindicações, nos dias 7 e 22 de novembro, a Prefeitura de Vinhedo realizou reuniões com o Sindicato dos Servidores Públicos de Vinhedo, representantes dos auxiliares de Educação Infantil e corpo jurídico, com o objetivo de dialogar sobre as pautas colocadas pela categoria. As equipes técnicas administrativas e jurídicas do município trabalham com seriedade e austeridade na gestão pública, e todas as ações são realizadas com muita responsabilidade, dentro da legalidade, dialogando e cuidando da valorização do servidor e da qualidade do serviço público.
Com relação às reivindicações apresentadas, após amplo estudo, a Prefeitura de Vinhedo concluiu que há uma impossibilidade legal a respeito do pleito apresentado, que era transformar todas as auxiliares de Educação Infantil (cargo para o qual fizeram concurso para ingressar no serviço público) em Professores, bem como, também, impossibilidade financeira, pois a Lei de Responsabilidade Fiscal é muito clara quanto aos limites com folha de pagamento, posição essa expressa de forma clara e transparente a todos que participaram desta última reunião.
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação, reitera o respeito a todos os profissionais da Educação, e sua responsabilidade com a Comunidade Escolar, e segue aberta ao diálogo.