Em mais uma reunião da Comissão de Medicamentos e Terapêutica (CMT) da Prefeitura de Vinhedo, realizada nesta quarta-feira, dia 5, foi feita a revisão para atualização e padronização dos medicamentos que irão compor a REMUME – Relação Municipal de Medicamentos Essenciais. Hoje, o município oferece a todos os moradores da cidade, gratuitamente, mais de 500 itens de medicamentos. Estes medicamentos são adquiridos pelo próprio município, repassados pelo Estado de São Paulo e pelo Governo Federal a pedido da Prefeitura, por meio do programa Dose Certa e Farmácia de Alto Custo.
Participaram da reunião a farmacêutica Brunna Amaral, o diretor administrativo da Secretaria de Saúde, Claudio Nascimentos; a diretora de Assistência, Erica Pin Pereira; a coordenadora da pediatria, Carla Gazio e a coordenadora de especialidades médicas, Patricia Domingues.
A comissão foi criada pela Prefeitura, por meio da portaria 797/2015, com objetivo de ser a responsável por elaborar e atualizar periodicamente a lista de medicamentos padronizados do município, considerando eficácia, segurança, qualidade e custo.
Segundo explicou o secretário de Saúde, José Luís Bernegossi, a revisão qualifica a REMUNE e estimula a prescrição de itens padronizados no município. Além de elaborar e atualizar a lista de medicamentos, a Comissão deve, ainda, estabelecer critérios de inclusão e exclusão para padronização de medicamentos; substituir medicamentos que tenham outro correspondente com vantagens terapêuticas de custo ou aquisição; implementar atividades de educação continuada em terapêutica; fixar critérios para a aquisição de medicamentos não padronizados; promover ações que estimulem o uso racional de medicamentos, atividades de farmacovigilância; selecionar medicamentos de menor custo de aquisição, armazenamento, dispensação e controle, priorizando sempre a qualidade; garantir o cumprimento de suas resoluções mantendo estreita a relação com o corpo clínico na Rede Municipal de Saúde, entre outras atribuições.
Para o prefeito Jaime Cruz a Comissão tem um papel muito importante na Secretaria de Saúde, para garantir o acesso da população a medicamentos essenciais e de qualidade.
As reuniões da Comissão de Medicamentos e Terapêutica ocorrem mensalmente.
A criação de uma Comissão Municipal de Medicamentos e Terapêutica segue recomendações do Ministério da Saúde, da Organização Panamericana de Saúde e da Organização Mundial de Saúde, para aprimorar a seleção de medicamentos a serem disponibilizados pelo SUS – Sistema Único de Saúde.