Como forma de incentivar a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, realiza um trabalho no sentido de conscientizar a população sobre a importância de se reciclar o lixo.
Para o Prefeito Jaime Cruz, é preciso acabar com a desinformação para melhor preservarmos o meio ambiente. “Todos precisamos conhecer os benefícios da reciclagem para valorizá-la. A coleta seletiva realizada em Vinhedo impede que toneladas de materiais reutilizáveis sejam levadas ao aterro sanitário. Além disso, os produtos recicláveis sustentam famílias que dependem da Cooperativa de Reciclagem de Vinhedo”.
O sistema de coleta seletiva porta a porta já está implantado e atende a todo o município. Visando incentivar a separação dos resíduos aptos a serem coletados pelo serviço de coleta seletiva, a Prefeitura entrega semanalmente, junto a cada residência, sacos de lixo na cor verde para a disposição dos resíduos da coleta seletiva. Na semana seguinte, os coletores retiram os sacos de lixo com os resíduos que cada residência separou, entregando novo saco de lixo verde e assim sucessivamente.
De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2014, Vinhedo recuperou nos processos de triagem, 467,2 toneladas de papel e papelão. Outros números interessantes se referem aos plásticos, 956,9 toneladas/ano; de metais foram 87,7 toneladas e vidros, 200 toneladas.
Para contribuir com a coleta seletiva, a Prefeitura orienta a população a separar corretamente os resíduos, onde: o lixo orgânico vai para o saco de sanito preto; lixo reciclável vai para o saco de sanito verde. Caso o volume de resíduos exceda a capacidade do saco de sanito, o munícipe poderá armazenar em caixa de papelão ou sacolas de supermercado, porém deverá se atentar ao dia correto da coleta; verificar se o dia em que se coloca o lixo na calçada é o dia da coleta, evitando assim a possibilidade de achar que o caminhão não passou; atentar-se ao descarte de resíduos cortantes/perfurantes, devendo armazená-los em caixas ou embrulhá-los em folha de jornal e se possível sinalizar a embalagem, evitando acidentes.
Confira abaixo o dia que o caminhão da Coleta Seletiva passa no seu bairro, lembrando que o lixo deve ser colocado na rua à partir das 7h:
Segunda-feira
Vila Gallo, Vila Lorenzon, bairro Três Irmãos, Chácaras Cascais, Nova Vinhedo, Jd. Vista Alegre, Vila Planalto, Jd. São Matheus, Res. Arco Íris, Res. Flora, bairro Santa Claudina, Cond. Recanto dos Paturis, Barra Funda, Vila Fontaine, Cond. Reserva da Mata, Jd. Nova Canudos e Res. Vila di Treviso.
Terça-feira
Jd Emilia, Cond. Vinhas de Vinhedo, Casa Verde, Jd. Brasil, Res. Aquário, Cond. Res. São Miguel, Jd. Dos Pássaros, Res. Joana, Cond. Jardim Paradiso II, Jd. Junco, Jd. Santa rosa, Cond. Vista Alegre (café), Jd. Primavera, Cond. Jd. América, Cond. Vista Alegre (clube), Jd. Itália e Jd. Alba.
Quarta-feira
Jd. Von Zuben, Res. Morada da Lua, Altos do Morumbi, Vila Garcez, Recanto dos Canjaranas, Res. Bosque das Araras, Jd. das Nogueiras, Chác Mirante das Estrelas, Cond. Jd. Paulista, Jd. Santo Antônio, Cond. Villago di Verona, Chácaras São Bento, Jd. Nova Palmares, bairro Caixa D’agua, Moinho, Jd. Florido, Pq. Das Paineiras, Recanto Campestre, Pq. Monte Verde, Res. Vida Nova I, II e III, Pq. Santa Rosa (Capela), Res. Vale da Santa Fé, Jd. Bela Vista I, II e CDHU, Santa Cândida, Res. Chácaras do Lago, Recanto Florido, Ipê Velho, Morada do Sol, Vila Hípica I e II, Vila D’oro, bairro do Observatório, Vila Savian, Cond. Jd. Paulista II, Jd. Europa, Represa I e II, Campo de Toscana e Jd. Eldorado.
Quinta-feira
Pinheirinho, Colinas de San Diego, Village de Piccolo, Res. Terras de São Francisco I e II, Portal, bairro Buracão, Nova Aliança, Chácaras do Trevo, Vila Renascer, Cond. Alpes de Vinhedo, Cond. Sol Vinhedo Village, Estância das Flores, Grappe Village, Paiol Velho, Cond. Marambaia.
Sexta-feira
Vila Junqueira, Res. Terras de Vinhedo, Jd. Panorama I e II, Vila João XXIII, Jd São Thomé, Res. Jd. das Palmeiras, Cond. Bosque de Grevilea, Pq. Iolanda, Vila Florência, Distrito Industrial, Vila Pompeia, Jd Mirian, Jd. Melle, Cond. São Joaquim e Ipê Velho.
Segunda a Sábado
Centro